Mostra Ecofalante de Cinema chega a Belém com 65 filmes
Written by on 22 de outubro de 2024
O cinema sempre foi uma porta de entrada para histórias fantásticas, dramas e muitas outras que instigam a reflexão sobre temas importantes. Pensando na preservação do meio-ambiente, filmes serão exibidos para o público de Belém.
A Mostra Ecofalante de Cinema, reconhecida como o maior evento sul-americano dedicado à produção audiovisual com foco em questões socioambientais, chega ao Pará trazendo uma seleção com mais de 65 filmes. As produções abordam temas como os direitos dos povos originários, mineração e desigualdade social, representando 17 países, além de contar com obras de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Belém recebe nova Mostra de Cinema e Direitos HumanosMostra de cinema Olympia na Rua realiza terceira edição
O festival, que acontece de 22 de outubro a 10 de novembro, conta com mais de 110 sessões gratuitas em Belém e Ananindeua. Os locais que recebem o evento são o Cine Líbero Luxardo, Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, Museu Paraense Emílio Goeldi, Palacete Pinho/Sala Dira Paes, e o Teatro Municipal de Ananindeua.
Além das exibições, estão programados dois debates no Cine Líbero Luxardo: o primeiro, “Povos Tradicionais”, ocorre em 24 de outubro, às 20h, e o segundo, “Emergência Climática e Agricultura Regenerativa”, será realizado em 29 de outubro, às 20h15.
A programação da Mostra inclui seções como Panorama Internacional Contemporâneo, Competição Latino-americana, Panorama Histórico, Mostra Competitiva Territórios e Memória, Especial Emergência Climática, Sessão Infantil, Especial ISA 30 Anos: Por um Brasil Socioambiental, e Sessões para Estudantes.
Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
Grandes destaques e premiados
Entre os destaques, estão filmes de diretores renomados, como “O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft”, do cineasta alemão Werner Herzog, e o curta-metragem paraense “Mensageiras da Amazônia: Jovens Munduruku Usam Drone e Celular para Resistir às Invasões”. Também serão exibidos 14 filmes premiados na 13ª edição da Mostra, realizada em agosto, em São Paulo. Entre eles estão o longa-metragem peruano “Céu Aberto”, vencedor da Competição Latino-americana, e “Rejeito”, eleito melhor longa da competição Territórios e Memória.
A sessão de abertura será em 23 de outubro, às 19h, no Cine Líbero Luxardo, com o filme “Solo Comum”, de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell, que aborda os benefícios da agricultura regenerativa. O longa, premiado no Festival de Tribeca, será reapresentado em 29 de outubro, às 18h30, no mesmo local.
O festival também conta com o programa especial Emergência Climática, que trará os documentários norte-americanos “Arrasando Liberty Square”, sobre gentrificação climática, e “Filhos do Katrina”, premiado no Festival de Tribeca e que aborda os impactos do furacão Katrina.
Seguindo o exemplo das edições realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, a Mostra no Pará oferecerá sessões com acessibilidade. Filmes como “Solo Comum”, “Sekedese”, “Rejeito”, “Samuel e a Luz” e “Memórias da Chuva” terão legendas descritivas.
Para conferir a programação completa, além de todos os filmes que serão exibidos no festival, é só acessar o site www.ecofalante.org.br.
Serviço:
Mostra Ecofalante de Cinema no Pará (www.ecofalante.org.br), de 24 de outubro a 10 de novembro de 2024. Evento gratuito.
Locais:
Cine Líbero Luxardo – Av. Gentil Bitencourt 650, Nazaré – BelémCentro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso – Blvd. Castilhos França 522/523, Campina – BelémMuseu Paraense Emílio Goeldi – Av. Gov. Magalhães Barata 376, São Braz – BelémPalacete Pinho / Sala Dira Paes – R. Dr. Assis 586, Cidade Velha – BelémFaculdade de Artes Visuais (Sala de Projeção) na Universidade Federal do Pará – R. Igarapé Tucunduba, 794-882 – Guamá, Belém – PA, 66075-110Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia – Estr. Principal da Ufra, 1970-2054 – Curió-Utinga, Belém – PA, 66610-770Teatro Municipal de Ananindeua na Fundação Centro Cultural Parque Vila Maguary – Av. Cláudio Sanders, 3360 – Centro, Ananindeua – PA, 67000-000