Morre Nazaré Athayde, referência em saúde pública
Written by on 18 de novembro de 2024
Nazaré Athayde, coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e uma das maiores referências em saúde pública no Brasil e no mundo, faleceu neste sábado (16), aos 79 anos. O velório ocorreu neste domingo (17), no Palácio Antônio Lemos, em Belém.
Enfermeira sanitarista e professora aposentada da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Nazaré Athayde foi uma profissional que deixou um legado indiscutível na saúde pública brasileira. Reconhecida por sua dedicação e excelência, foi condecorada por três presidentes da República. Sua trajetória foi marcada pela coordenação de campanhas de vacinação que erradicaram doenças infectocontagiosas no Pará e em outros estados brasileiros, além de sua atuação em nível internacional, com destaque para a África, Haiti e outros países vizinhos ao Brasil.
Athayde teve um papel fundamental na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e no fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Como consultora em Vigilância em Saúde, ela esteve à frente de projetos com organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Unesco, Fiocruz e Bio-Manguinhos, além de parcerias com o Ministério da Saúde.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
HOMENAGEM
Recentemente, Nazaré Athayde foi homenageada pela Sociedade Paraense de Infectologia, durante a abertura do IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia, em Belém. A cerimônia ocorreu no auditório de um hotel localizado na Avenida Nazaré, em Belém, e contou com a presença de diversos profissionais da área de saúde.
Na ocasião, Nazaré recebeu uma placa de reconhecimento por sua contribuição à saúde pública, especialmente nas campanhas de vacinação que ajudaram a erradicar doenças como o sarampo e a poliomielite. Representada por seu filho, Victor Athayde, ela foi aplaudida por sua dedicação ao fortalecimento da saúde pública no Brasil, particularmente no estado do Pará.
Durante a cerimônia, um vídeo foi exibido destacando a trajetória de Nazaré Athayde, enfatizando sua contribuição para a implementação e fortalecimento do PNI. O presidente da Sociedade Paraense de Infectologia, Alessandre Guimarães, ressaltou a importância do trabalho de Nazaré, afirmando: “Todos nós estamos vacinados e, se estamos vivos, é porque recebemos uma dose de vacina. E vacina é amor, é proteção. Esse amor foi disseminado de uma maneira tão peculiar por Nazaré, que ela se tornou uma referência para todos nós.”