Morre Mestre Laurentino, compositor paraense, aos 98 anos
Written by on 21 de dezembro de 2024
A cultura paraense está de luto após receber uma triste notícia na tarde deste sábado (21). O marajoara João Laurentino da Silva, conhecido como Mestre Laurentino, morreu aos 98 anos.
Mestre Laurentino nasceu em Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, no Pará, no dia 01 de janeiro de 1926. Considerado o “roqueiro mais antigo do Brasil”, o instrumentista compôs sucessos como “Loirinha Americana” e trabalhou junto com grandes nomes da Música Popular Brasileira como Gilberto Gil, Otto e Tom Zé. Junto de sua gaita, fez história também em outros ritmos como o carimbó.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Em uma rede social, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, lamentou a morte do artista: “A cultura popular paraense perdeu um dos seus grandes mestres neste sábado (21). João Laurentino da Silva, o mestre Laurentino. (…) Eu tive a honra de ser o seu amigo pessoal e um de seus grandes admiradores”, escreveu.
Além disso, a publicação relembrou seus ensinamentos e colaboração com a cultura paraense: “Parte um mestre autodidata genial, ficam seus ensinamentos e a sua obra que traduzem toda a sua humanidade e amorosidade. Meus sinceros sentimentos aos familiares”, concluiu.
Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
A prefeitura de Belém também emitiu uma nota lamentando a morte de Mestre Laurentino, dizendo que trata-se de um momento de muita tristeza para a cultura de Belém e do Pará.
O instrumentista morreu em sua residência, na travessa Barão do Triunfo, no bairro da Sacramenta. Ainda não há informações sobre velório.
Confira a nota da prefeitura de Belém:
“A Prefeitura de Belém manifesta profundo pesar pelo falecimento do mestre Laurentino, aos 98 anos de idade. A morte do ícone da música paraense ocorreu neste sábado, 21, em sua residência, na travessa Barão do Triunfo, no bairro da Sacramenta. É um momento de muita tristeza para a cultura de Belém e do Pará, a Prefeitura se solidariza com amigos e familiares de João Laurentino da Silva, carinhosamente chamado de mestre Laurentino, e reconhece sua grande contribuição à cultura paraense.
Dono do sucesso “Lourinha Americana”, mestre Laurentino era natural da cidade de Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, mas cresceu em Belém, onde constituiu família e foi pai de 27 filhos. Laurentino era considerado também o roqueiro mais antigo vivo do Brasil e completaria 99 anos no próximo dia 1º de janeiro.
No último dia 16 de dezembro, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve na casa de mestre Laurentino para uma visita de cortesia. Um encontro para troca de conhecimento e admiração de ambas as partes, com o músico apresentando boa saúde”.