Mastarel promove aula aberta no Mercado do Porto do Sal
Written by on 2 de março de 2024
O professor, fotógrafo e historiador Michel Pinho convida o público a conhecer as histórias do mercado do Porto do Sal. O encontro é neste sábado, 2 de março, às 8h, no espaço localizado no Bairro da Cidade Velha. A atividade é gratuita.
Criado em 1933 para servir como central de abastecimento e escoamento da produção vinda da região das ilhas, o Mercado do Porto do Sal surgiu a partir do movimento do Porto do Sal, que ganhou este nome no período colonial, por ser um entreposto de chegada do sal inglês.
Sob gestão do município, o espaço sofreu reforma geral no ano de 1990 e revitalizações no ano de 2013, passando 10 anos até que ano passado, por iniciativa do projeto Mastarel, da artista Elaine Arruda, em parceria com o mestre de carpintaria naval, João Aires, viabilizado pelo patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o prédio passou por nova intervenção que recuperou todo o telhado, além de lavagem e pintura das paredes.
Conteúdos relacionados:
Obras de requalificação do Cinema Olympia são iniciadasVeja a programação do desfile na Aldeia Cabana deste sábadoInfantil “Gabriel só quer ser ele mesmo” chega a Belém
O professor e historiador Michel Pinho, porém, vai além da arquitetura para falar também das histórias que permeiam a vida e o imaginário de quem trabalha, vive ou visita aquela área portuária da cidade. Os participantes vão também percorrer uma rua estreita que interliga o mercado à Praça do Carmo. Ocupada na década de 1970, erguida no terreno de uma empresa de navegação, é conhecida como Beco do Carmo e que desemboca na praça, onde está a imponente igreja do Carmo.
Além do aulão, com direito a um passeio pelo entorno, o público vai poder conferir a exposição “Mastarel: As Águas de Dentro”, que seguirá aberta com visitas guiadas até dia 9 de fevereiro. A mostra tem curadoria de Vânia Leal e reúne painéis, fotografias em tecido e vídeo.
Quer ler mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp
Viabilizado por meio da Lei Rouanet, o projeto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, Apneia Cultural e Tijuquaquara Produtora .
PARTICIPE
Aula Aberta Mercado do Porto do Sal. Neste sábado, 2 de março, com concentração às 8h, no próprio mercado (Rua São Boaventura, com Gurupá – Cidade Velha). Exposição “Mastarel: As Águas de Dentro” – Visitas guiadas de quarta a sábado, das 8h às 18h, até o dia 9 de março.