Marujada de São Benedito: saiba tudo do festejo em Bragança
Written by on 25 de dezembro de 2024
Uma das principais manifestações culturais e religiosas do Pará reúne milhares de devotos ao longo de 9 dias. Marcada por muita emoção, em 2024 a festa se tornou patrimônio cultural do Brasil.
O município de Bragança, localizado no nordeste do Pará, vive o ápice da tradicional Festividade de São Benedito nos dias 25 e 26 de dezembro. Este ano, o evento chega à sua 226ª edição, reafirmando sua importância religiosa e cultural para o Pará e o Brasil.
Durante nove dias de celebração, a programação inclui missas, novenas, ladainhas, procissões fluvial e terrestre, a tradicional cavalhada com disputa entre cavaleiros, além de outras atividades culturais e apresentações da Marujada.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Bragança se prepara para a festa da Marujada
- Marujada é patrimônio cultural do Brasil, segundo Iphan
O ponto alto da festividade acontece em dois momentos principais. No dia de Natal, 25 de dezembro, marujos e marujas trajam vestimentas nas cores azul e branco, simbolizando o nascimento de Jesus Cristo. A imagem do Menino Jesus é carregada pelo co-padroeiro em um ato de devoção. Também neste dia, ocorre a cavalhada, em que cavaleiros vestidos de azul e vermelho competem em jogos tradicionais.
Já no dia 26, que marca o Dia de São Benedito, diversas atividades serão realizadas, culminando em uma procissão de aproximadamente 4,7 quilômetros. Neste momento, os participantes vestem vermelho e branco, em referência ao padroeiro. A expectativa é que entre 120 mil e 130 mil pessoas participem das celebrações deste dia, que é feriado municipal em Bragança desde 1960.
Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
A festividade é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e pela Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança. A tradição remonta ao ano de 1789 e é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Pará desde 2009. Em setembro deste ano, as Marujadas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O registro foi oficializado após um pedido feito em 2011 pela Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança, que desempenha um papel educativo e cultural desde sua fundação, em 1798.
Mais do que um evento religioso, a Festividade do Glorioso São Benedito é uma celebração da cultura e da identidade de Bragança, misturando música, dança e devoção em uma experiência única para moradores e visitantes.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO: