Marinha anuncia regras de segurança para o Círio Fluvial

Written by on 16 de setembro de 2022

Realizada há mais de 30 anos, a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, também chamada de “Círio das Águas”, será a terceira grande procissão oficial da edição do Círio de Nazaré deste ano. Nesta romaria, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida por uma corveta da Marinha do Brasil, acompanhada por centenas de embarcações de vários tamanhos.

Trata-se de um dos espetáculos visuais mais belos e singulares entre as diversas homenagens à Virgem de Nazaré. Tradicionalmente, ela tem início por volta das 9 horas do sábado, partindo do Trapiche de Icoaraci, de onde segue até a escadinha do Cais do Porto, na Praça Pedro Teixeira, em Belém. Para participar dela, no entanto, os barcos e as balsas precisam seguir as regras de segurança determinadas pelas autoridades navais.

LEIA TAMBÉM:

Curuçá realiza Círio em homenagem a N. Sra do Rosário

Portugal inicia festividade de Nossa Senhora de Nazaré

Por esse motivo, a Marinha realizará uma coletiva de imprensa, na próxima terça-feira (20), para divulgar os detalhes da portaria que estabelece as regras de segurança para as embarcações que participarão do Círio Fluvial 2022.

Na ocasião, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) também lançará a bandeira e o adesivo que serão fornecidos às embarcações devidamente inscritas e inspecionadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).

Além disso, a Setur aproveitará o evento para lançar o troféu Carlos Roque, um concurso que premiará a embarcação com a melhor decoração. A competição contará com uma comissão julgadora, que embarcará em um navio da Marinha para avaliar a ornamentação dos participantes.

A expectativa dos organizadores é que de ao menos 400 embarcações se inscrevam no Círio Fluvial deste ano. A Marinha terá mais de 250 militares envolvidos no Círio Fluvial.

Segurança

A coordenação do tráfego aquaviário durante o translado fluvial da Imagem Peregrina ficará a cargo da CPAOR, Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN). Esta medida visa garantir a segurança da navegação, evitando que condutores tentem se aproximar do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, que conduzirá a Imagem pelo 22º ano, executando manobras de risco, e podendo ocasionar algum acidente.

Somente as embarcações que efetuarem inscrição e estiverem com a bandeira e/ou adesivo fornecidos pela SETUR, que serão entregues pela CPAOR, poderão permanecer e navegar na área na qual será realizado o Círio Fluvial – o trecho da baía do Guajará entre o Distrito de Icoaraci e o Porto de Belém – Escadinha da Estação das Docas). 

Orientações

A Marinha orienta que os participantes do Círio Fluvial sigam à risca as seguintes regras de segurança de tráfego aquaviário: não superlotarem as embarcações, principalmente, “rabetas” e “canoas”; o uso do colete salva-vidas é obrigatório; crianças menores de 12 anos não devem ser transportadas em balsas e motos aquáticas, etc.

Além disso, é importante ressaltar que, por questões de segurança, os navios não poderão adentrar o isolamento feito pela Capitania. Todas as diretrizes gerais e regras especiais para as embarcações que participarão do Círio Fluvial foram publicadas na Portaria n° 1/Com4ºDN, de 12 de agosto de 2022.

Inscrições de embarcações

As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2022 poderão ser realizadas, gratuitamente, de 19 de setembro a 7 de outubro na sede da CPAOR (Rua Gaspar Viana, 575), de segunda a sexta-feira, de 8h15 às 11h45 e de 13h30 às 15h. Mais informações pelo fone (91) 3218-3950.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!