Mamãe Noel alegra crianças internadas no Metropolitano
Written by on 21 de dezembro de 2022
Crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, receberam na última terça-feira (20), uma visita especial: a Mamãe Noel, que entregou presentes nas alas pediátricas da unidade. A personagem ganhou vida graças à voluntária do Projeto Amor Sem Fronteiras, Leila da Luz Chagas.
Vídeo: repórteres da RBATV sorteiam amigo secreto; veja!
“É uma felicidade sem tamanho poder desenvolver a atividade e compartilhar um pouco do sentimento do Natal com as crianças e seus acompanhantes. Certamente, eles levarão a lembrança para a vida”, disse Leila Chagas.
Veja quais os nomes mais registrados no Pará em 2022
Realizada pela Classe Hospitalar do Hospital, em parceria com o Setor de Humanização, a programação contou ainda com oficina de brinquedos.
Experiência – Oriundo de Mocajuba, município do Baixo Tocantins, Thiago Rodrigues, 9 anos, está há quatro dias internado no HMUE, e nem imaginava vivenciar o clima de Natal no ambiente hospitalar. “Foi uma surpresa para mim. Jamais imaginei participar disso tudo aqui dentro. Deu até para rir um pouco”, contou o menino.
Para o pai de Thiago, Paulo Oliveira, 46 anos, o evento ocorreu em excelente hora. “Ainda não sabemos se vamos passar o Natal aqui ou se iremos para casa antes. Mas, com certeza, esse momento veio para nos dar até mais conforto”, afirmou.
João Lucas, 7 anos, veio de bem mais longe: Conceição do Araguaia, município do Sul do Pará, a mais de 700 quilômetros da capital. O sorriso largo e os olhos brilhantes não esconderam a felicidade vivenciada. “Conhecer a Mamãe Noel foi muito legal. Muito obrigado pelo presente”, disse o paciente.
A mãe de João, Edmara Pereira, 22 anos, só agradeceu. “Ver o sorriso no rosto do meu filho de volta não tem preço. O processo de internação não é fácil. A gente se apega às menores coisas. Quando há algo assim tão especial, o significado é ainda maior”, completou.
Ensino – Criada em 2009, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Classe Hospitalar oferece atendimento educacional especializado no leito e em sala, com assessoramento pedagógico, para crianças que cursam do ensino infantil até o 9º ano do ensino fundamental. Desde sua implantação, a Classe Hospitalar do Metropolitano já ofereceu o acesso à educação para quase 8 mil crianças em tratamento.
“Tirar essas crianças do ambiente hospitalar e trazê-las para uma realidade mais amena, com educação, ludicidade e celebração de datas comemorativas, está entre os nossos principais objetivos”, informou Leonice Cardoso, coordenadora da Classe Hospitalar.
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).