Loja da Apple no Boulevard Shopping é autuada pelo Procon
Written by on 20 de outubro de 2022
Há algumas semanas que denuncias sobre lojas estarem vendendo aparelhos de telefone celular sem o carregador da bateria se espalhavam por Belém. O cliente estava tendo de comprar o carregador, que é indispensável para manter o dispositivo funcionando, à parte. Uma prática ilegal denominada de venda casada – prevista no Código de Defesa do Consumidor.
Ouro ilegal movimentou 300 milhões no Pará e em 19 Estados
Pois bem, um destes estabelecimentos denunciadas é a loja da Apple, que funciona no Boulevard Shopping, centro de Belém. O empreendimento, diga-se de passagem, tem um perfil voltado para as classes A e B.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Nesta quinta-feira (20), uma equipe de fiscalização da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Pará), esteve na loja da Apple e constatou a irregularidade. Os fiscais chegaram no exato momento em que um cliente comprava um Iphone 14, sem o carregador.
“Após constatar a venda casada, vamos autuar a empresa com um auto de infração e sanções administrativas previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, informou Rodrigo Moura, coordenador de Fiscalização.
É falso que TSE enviou censor para fiscalizar Jovem Pan
Nos próximos dias, a loja da Apple será notificada pelo Procon-PA sobre a venda casada de celulares e carregadores. A fiscalização atende a uma determinação da Secretaria Nacional do Consumidor.
“A prática da empresa de retirar os carregadores das embalagens dos smartphones comercializados é veementemente repudiada pelos órgãos e entidades de defesa do consumidor atuantes em território nacional”, consta na recomendação. O documento determina também “a imediata suspensão, nos termos do art. 18, VI, do Decreto n.º 2.181/97, do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”.
O consumidor pode denunciar a prática de venda casada ao Procon Pará, por meio do Disque 151 ou pelo fone (91) 3073-2827, e ainda pelo e-mail proconatend@procon.pa.gov.br.
Adolescente vende o próprio sangue para comprar celular
Outro meio de garantir atendimento no órgão é ir diretamente à sede, na Travessa Lomas Ventinas, 1.150, no bairro da Pedreira, ou às Estações Cidadania dos shoppings Pátio Belém e Bosque Grão-Pará.