Livro sobre comissão estadual da verdade é lançado na sexta
Written by on 30 de março de 2023
A comissão da verdade, sobre o período histórico da ditadura militar, foi instaurada em todo o Brasil com relatórios sendo divulgados de diferentes formas. No Pará, um livro está sendo lançado pela Editora Pública do Estado Dalcidio Jurandir que pertence a Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) em três tomos sobre este relatório.
A versão impressa do Relatório Paulo Fonteles Filho, da Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará (CEV/PA), será apresentada em uma solenidade às 10h desta sexta-feira (31), no Plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém. O conteúdo do livro é sobre as violações de direitos humanos e liberdades no Pará durante a ditadura militar.
Sobrenatural! Walcyr Monteiro terá livro póstumo lançado
Paraense lança o segundo livro de crônicas “A Distância”
A coleção é composta por um box com três livros no formato 16×22 cm, será entregue na sessão especial solicitada pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e Minorias, da Alepa. Com uma média de 400 páginas por livro, as capas mudam de acordo com personagens citados e perseguidos durante o período militar.
O relatório final foi organizado por Angelina Anjos (Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará), Ismael Machado (jornalista) e Marcelo Zelic (Armazém Memória/SP), Marco Apolo Santana Leão (Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos) e Carlos Bordalo (Presidente da Comissão Estadual da Verdade do Pará (CEV/PA) e Deputado Estadual).