Líder em audiência, Rádio Clube chega aos 97 anos

Written by on 22 de abril de 2025

Há quase um século a Rádio Clube leva entretenimento, informação de qualidade e muito esporte aos ouvintes ao longo da sua programação, e o resultado é que, aos 97 anos, celebrados nesta terça-feira, 22, a rádio é líder absoluta de audiência ao longo da sua trajetória.

“Temos uma audiência média de 82%, é um negócio extraordinário, é preciso destacar que as outras rádios têm apenas 18% de audiência. Temos programas em que são registrados 100% de audiência, ‘Bola Rolando’ por exemplo, e outros programas jornalísticos e esportivos. A nossa programação consiste num tripé: esporte, jornalismo e entretenimento, todos os nossos programas de esportes são líderes de audiência”, disse Nonato Cavalcante, Gerente da Rádio, destacando que os programas jornalísticos também são líderes de audiência.

A Rádio Clube do Pará surgiu cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. A data da transmissão inaugural da Rádio Clube foi 22 de abril de 1928. À frente deste grande empreendimento, estavam os pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença.



Conteúdos relacionados:

Como as primeiras do Brasil, a emissora surgiu na forma de uma associação, um clube de amigos empolgados com a novidade. Os integrantes do clube pagavam mensalidades fixas para manter a Rádio.

“A Rádio Clube foi adquirida pelo Grupo RBA em 1993, um ano depois fui contratado para dirigir o Departamento de Jornalismo e implementar juntamente com alguns outros profissionais de larga experiência uma programação que pudesse cair no gosto do ouvinte. Começamos essa jornada em dezembro de 94, posteriormente tivemos o reforço do Guilherme Guerreiro e sua equipe de esporte. A partir de 1996, com a programação devidamente alicerçadas, jornalismo, entretenimento e esporte, nós começamos a ganhar as pesquisas de audiência. E não perdemos mais”, disse.

“Tanto que estamos há cerca de 30 anos na liderança absoluta em todas as pesquisas de audiências realizadas na Região Metropolitana de Belém. Recentemente migramos para a FM e estamos definitivamente em FM, 106.9, sendo que a nossa programação continua sendo a mesma, onde o ouvinte tem entretenimento, informação a cada instante e tem a cobertura esportiva, diferenciando-se evidentemente das outras emissoras”.

Os primeiros prefixo e slogan foram PRAF – A Voz do Pará. Na primeira metade da década de 30, muda o prefixo e Edgar Proença cunha o slogan pelo qual a rádio ficaria conhecida em toda a Amazônia: “PRC5 – A voz que fala e canta para a planície”. De tão forte e presente na memória do povo, a marca PRC5 foi incorporada à razão social da emissora, depois que ela mudou novamente o prefixo. O nome atual é Rádio Clube do Pará PRC5 Ltda, com o prefixo 690 kHz.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

O esporte foi prioridade para a Clube desde o início, por causa da paixão de Edgar Proença pelo futebol. A Clube foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935, jogo narrado pelo próprio Edgar Proença. No Brasil, a primeira transmissão tinha ocorrido em 1932.

A rádio foi também a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de Copa do Mundo, a final de 1950, no Rio de Janeiro, contra o Uruguai. “Estamos a completar 97 anos, e desses, 31 mais ou menos no Grupo RBA, e são quase 30 anos de sucesso absoluto em todas as pesquisas, um negócio extraordinário, nunca jamais visto em emissora do Brasil. Isso que é o ineditismo, assim por dizer, alcançado pela Rádio Clube ao longo desse tempo todo”, destacou.



TIME

Para o gerente da Rádio, os slogans dos diferentes setores caíram no gosto do povo como: “Aconteceu, liga na Clube” e “Sem Clube, não há futebol”. Sem contar que a rádio tem um time de peso que também dá credibilidade.

“A grande maioria dos ídolos do rádio estão na Clube: Cláudio Guimarães, Guilherme Guerreiro, Carlos Castilho, Rui Guimarães, Gerson Nogueira, e outros tantos. O time que provoca, evidentemente, essa credibilidade que a Rádio Clube tem, registra ao longo desse tempo todo”, pontuou Nonato.

Segundo Gleydson Souza, coordenador de Jornalismo da rádio, a Clube vive um momento de renovação e fortalecimento, mantendo o foco na informação de qualidade. “Mantemos nosso compromisso histórico com a credibilidade e a informação de qualidade, mas agora com um olhar ainda mais atento às novas plataformas e formas de consumo. Estamos mais próximos do ouvinte porque ouvimos mais, interagimos mais e levamos o conteúdo até onde ele está, seja no rádio tradicional, nas redes sociais ou nas transmissões ao vivo pela internet. A Clube acompanha o ritmo do tempo sem perder sua essência”, disse.

“A velocidade da informação, a concorrência digital e a responsabilidade em combater a desinformação exigem uma equipe cada vez mais preparada e ágil. Outro ponto é manter a confiança do público, o que só se constrói com ética, apuração rigorosa e independência editorial. Temos enfrentado também o desafio de integrar tecnologia e tradição, manter viva a força do rádio sem abrir mão da inovação”, falou Gleydson.

“Para este ano, estamos ampliando nossa rede de correspondentes pelo interior do Estado, fortalecendo a cobertura local e regional. Também vamos lançar novos quadros jornalísticos interativos e, na verdade já começamos uma reestruturação visual e sonora dos nossos principais programas. O foco é tornar a Clube cada vez mais multiplataforma, próxima da comunidade e, claro, sempre à frente na informação”.

ESPORTE

Com seis horas diárias de programação dedicadas ao esporte durante a semana, nos finais de semana, quando os eventos esportivos são mais frequentes, a quantidade de horas de cobertura esportiva aumenta, pois, o esporte é o ponto forte da Rádio Clube até hoje. A rádio conta com uma equipe de profissionais da área com larga experiência no assunto, tanto que é chamada de Equipe Bola de Ouro, ou o Timão Campeão do rádio paraense, que conta com nomes como Carlos Estácio, Cláudio Guimarães, Guilherme Guerreiro, Giusepe Tommaso, Géo Araújo e Carlos Castilho.

“Diariamente o esporte ocupa quase metade do conteúdo da emissora, com programas, resenhas, transmissões. Rotina dinâmica e sempre direcionada para as nossas equipes”, disse o radialista Guilherme Guerreiro, diretor de Esportes da Rádio. “Meu primeiro emprego foi nesta emissora. É a minha casa. Tenho muito orgulho de estar inserido na história da Rádio Clube, a eterna PRC-5”.

Para o diretor de Esportes, o balanço da trajetória da rádio é extremamente positivo, com coberturas locais, nacionais e internacionais.

“A Rádio Clube caminha para 100 anos de existência. É a mais antiga emissora da Amazônia, ao mesmo tempo é moderna, vanguardista e totalmente digitalizada. Todas as plataformas digitais fazem parte da Clube. Nossa emissora faz jus ao seu novo slogan: ‘Rádio Clube, a evolução do rádio’. Temos motivos de sobra para celebrar mais um ano de conquistas”.

Segundo Guerreiro, a Direção do Grupo RBA segue com investimentos na emissora. “Um novo estúdio panorâmico, novos equipamentos, repaginação na programação e muito mais. Programação totalmente digital, em áudio e vídeo, mas sem perder a essência do seu rico conteúdo. Estamos iniciando a contagem regressiva para os 100 anos da Clube com uma série de novidades”, contou.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00