Liberação das pistas melhora trânsito na Rodovia BR-316

Written by on 27 de dezembro de 2024

Os motoristas que utilizam a BR-316 já encontraram o trânsito mais fluído e organizado nesta quinta-feira (26). Quem for pegar a estrada para as festas de Réveillon vai encontrar a as pistas completamente liberadas nos 10,8 quilômetros de faixas entre o Túnel do Entroncamento e Marituba, sem a presença de intervenções ou desvios, conforme anunciado pelo Governo do Estado.

A medida visa otimizar o tráfego durante as festividades enquanto ocorrem as obras de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém (RMB), o BRT Metropolitano. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Adler Silveira, a liberação contempla três faixas de asfalto e uma de concreto dedicada ao corredor exclusivo dos ônibus do BRT.

Essa liberação consiste na retirada de todas as máquinas que trabalharam 24 horas, recentemente, e dos desvios para execução dos serviços na pista. A previsão do Estado é que até o final do primeiro semestre de 2025 sejam concluídas as demais obras como terminais de passageiros, estações, passarelas e calçadas. Estas etapas já não interferirão diretamente no trânsito.


“Estamos fazendo a liberação das faixas de veículos, tanto a faixa que a gente chama de flexível, que são as pistas de asfalto, quanto a faixa do BRT, para avançar com a melhoria da mobilidade, trazer mais dinâmica e fluidez para o trânsito aqui no entorno da BR-316. É a primeira vez que a BR-316 recebe um sistema de drenagem completo. São 10 km de lado de Entroncamento até Marituba, passando o nosso viaduto da Alça Viária, entregue no dia de Natal”, explicou.

DRENAGEM

A obra do BRT mobilizou cerca de 2.300 profissionais em diversas fases e é composta por melhorias estruturais. Estão sendo entregues mais de 20 km de asfalto, além da continuidade com a criação de 13 passarelas, estações de passageiros, terminais, ciclovias e calçadas arborizadas. A entrega faz parte da primeira etapa, onde permanecem as obras em toda a parte de drenagem central.

Além de melhorar o tráfego rodoviário, as melhorias não se resumem apenas à pavimentação. A rodovia recebeu pela primeira vez um sistema de drenagem completo para mitigar alagamentos, uma medida para que o trânsito seja mais seguro e eficiente. “Foi feita uma obra de grande envergadura, com a inclusão de sete tubulações de grande porte no canal do Toras, para que o canal não avançasse mais com os alagamentos e dessa forma não havendo retenção do tráfego”, frisou.

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Outro ponto foi próximo ao canal Cangalha, em Ananindeua. “Havia uma retenção por conta dos alagamentos, estamos trabalhando tanto com a questão de hidrojateamento, quanto a da troca da tubulação por dimensões maiores, garantindo, assim, que a BR-316 não tenha mais esse processo de alagamento”, avaliou. “Temos uma grande quantidade de moradores, além de condomínios industriais e, com isso, a sensibilidade de poder acelerar o máximo possível as obras nas pistas para liberar o trânsito”, finalizou. (Com informações da Agência Pará)


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