Inmet emite alerta de chuvas intensas no Pará nesta quinta (26)

Written by on 26 de dezembro de 2024

A noite de Natal, quarta-feira (25), em Belém, foi marcada por uma forte chuva que alagou alguns pontos da cidade.

Para esta quinta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para o Pará e para grande parte do Brasil. O alerta abrange 11 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Há alerta amarelo para outras regiões e estados. Além desse, o órgão ainda emitiu alerta amarelo para algumas regiões e estados.

Hoje também se forma a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão, de acordo com o Inmet , que deve durar no mínimo quatro dias, atuando até a próxima terça (29). Nesse período, é esperada muita chuva nas regiões Norte, Centro-Oeste e especialmente no Sudeste, com acumulados podendo passar dos 200 milímetros.

VEJA TAMBÉM

Quais as regiões mais afetadas?

A ZCAS deve atuar, nestes dois primeiros dias, principalmente sobre o Sudeste e provocar chuvas mais fortes durante a tarde. Na sexta-feira (27), também há potencial de chuvas moderadas, mas que podem causar inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos, segundo o instituto.

Transtornos podem ocorrer no norte e leste de São Paulo, centro de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

Em decorrência das chuvas mais fortes e condições urbanas e topográficas, a Região Metropolitana de São Paulo , o Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo são mais vulneráveis.

A umidade deve se deslocar mais para norte no fim de semana, atuando sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e indo até a região Norte — fazendo com que a região metropolitana de São Paulo não corra mais risco de chuvas intensas.

As chuvas mais intensas devem ser sentidas durante a tarde e noite, com risco elevado para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e para o sul de Goiás.

O litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, demais regiões de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e interior do Maranhão também têm alerta de chuvas intensas.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A umidade deve perder a intensidade a partir de segunda (30), mas ainda há alerta de chuvas fortes em Minas Gerais, Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Região Norte e no interior do Maranhão.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Top 99

20:00 22:00

AO VIVO!

Top 99

20:00 22:00