Imprudências no trânsito cobram um preço bem alto
Written by on 17 de outubro de 2024
Um grave acidente foi registrado, na última terça-feira (15), no cruzamento da travessa Angustura com a avenida Marquês de Herval, no bairro da Pedreira. Às 6h30, um carro de passeio colidiu com uma motocicleta que avançou o sinal vermelho. O impacto foi tão forte que o motociclista teve o pé direito amputado, mas estava consciente. Ele foi socorrido por uma ambulância.
Segundo um trabalhador de um prédio próximo, o acidente foi muito rápido e a batida foi violenta. O motociclista vinha na travessa Lomas Valentinas e tinha parado no cruzamento da Marquês de Herval, já que o sinal estava fechado. Mesmo assim, teria arriscado atravessar a pista que tinha passagem liberada aos veículos. Foi nesse momento que teria avançado o sinal vermelho e o carro, que vinha da Marquês, o atingiu em cheio.
Conteúdos relacionados:
Motociclista tem pé esmagado em acidente em BelémMototaxista morre após colisão com carro durante o Círio
“Foi tudo muito rápido. Eu vi o motoqueiro vindo da Lomas para atravessar a Marquês e o carro vinha na Marquês, que estava com o sinal aberto. Foi na hora que o motoqueiro avançou o sinal e o carro pegou ele, foi um acidente bem feio. Esse negócio de avançar sinal sempre acontece, já tiveram vários acidentes por aqui por causa disso, sempre nesse cruzamento. Não é só carro e moto, às vezes carros se batem ou motos se batem”, relata Anderson Pacheco.
As imprudências nos cruzamentos são rotineiras. Mesmo devidamente sinalizado com semáforos, faixa de pedestres e a presença de ciclovia, é comum que carros e motos avancem o sinal vermelho. Uma hora ou outra, a desobediência às regras de trânsito tem consequências sérias. Por isso, moradores e transeuntes têm cuidado redobrado ao atravessar as ruas.
O morador Renato Melo, de 34 anos, relatou que as imprudências são constantes ao longo da avenida Marquês de Herval, principalmente no cruzamento com a Lomas Valentinas. Por lá, os motoqueiros também “furam” o sinal vermelho, desrespeitando os pedestres e ciclistas, os elos mais frágeis do trânsito. Por isso, ele sempre toma muito cuidado ao atravessar naquela área devido ao perigo de sofrer acidente.
“Acontece bastante imprudência por aqui, principalmente na esquina da Lomas. Vejo muitos motoqueiros e motoristas de carro furando sinal, que causam alguns acidentes por aqui mesmo. Eu sempre atravesso sempre na faixa de pedestres, não costumo atravessar fora justamente por medo de sofrer algum acidente porque por aqui eles não respeitam”, conta o engenheiro.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
PERIGO
A falta de cautela no trânsito não se restringe somente a esta área do bairro. Ao longo da avenida Pedro Miranda, centro da Pedreira, são facilmente flagrados muitos outros desrespeitos às leis de trânsito. No cruzamento com a Lomas Valentinas, os condutores costumam fazer o retorno no canteiro próximo à Aldeia Cabana, pegando a contramão da pista. Mais a frente, na travessa Mauriti, os motoristas dos veículos não respeitam o cruzamento e avançam o sinal constantemente. Além disso, ciclistas disputam o mesmo espaço dos carros, motos e caminhões, já que não há ciclofaixas ao longo da via.
De acordo com a feirante Telma Silva, 61 anos, as imprudências se intensificam próximo à Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Por lá, o tráfego é mais pesado e, apesar da existência da igreja e de uma escola, os condutores não respeitam e avançam as faixas de pedestres, o que ocasiona muitos acidentes entre frequentadores da feira e estudantes com carros e motos.
“Na Mauriti, eles viram em alta velocidade e para quem está atravessando se torna perigoso, principalmente para pessoas idosas. Já tiveram vários acidentes, ainda mais na frente da igreja por conta da alta velocidade. Ali até tem uma faixa, mas quem dera que parassem para as pessoas atravessarem. Eu tomo muito cuidado ao andar por aqui, só atravesso na faixa porque tenho muito medo dessas situações”, afirma Telma.
O que diz a Semob
Em nota enviada à redação, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que “mantém fiscalização regular com agentes de trânsito em rondas diárias na cidade nos principais corredores, inclusive na avenida Pedro Miranda, além de blitz com o apoio do guincho, para coibir infrações de trânsito na cidade e garantir a segurança viária. Mediante flagrante de infração de trânsito, os agentes da Semob aplicam a devida autuação”. Ainda segundo a nota, “de janeiro a 16 de outubro de 2024, já foram lavradas 678 autuações na referida avenida. Dentre as principais infrações constam: transitar pela contramão de direção em via com sinalização de regulamentação de sentido único, executar operação de conversão à esquerda em local proibido pela sinalização, avanço de sinal, retorno por cima de faixa de pedestre e estacionamento em fila dupla”.