Imprudência se multiplica na avenida Augusto Montenegro

Written by on 15 de abril de 2025

Nesta segunda-feira (14), um acidente de trânsito foi registrado na avenida Augusto Montenegro, na região do bairro Parque Verde, em frente a uma casa de shows. O sinistro envolveu um carro de passeio e dois caminhões. De acordo com o caminhoneiro Leonardo Silva, 28, o acidente ocorreu por volta das 5h, quando um caminhão fazia uma manobra na área e fechou os dois outros veículos. “Foi tudo muito rápido. Um susto. Apesar de tudo, foram apenas danos materiais”.

O carro de passeio tentou fazer um desvio para outra pista e ultrapassar o caminhão manobrado, mas foi atingido pelo caminhão dirigido por Leonardo Silva, que vinha do estado de São Paulo para fazer entregas em um mercado na redondeza. O motorista do carro de passeio ficou com ferimentos leves e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teve o veículo destruído.

Ainda neste mês de abril, no dia 6, um motociclista morreu após ser atingido por um outro veículo, também na avenida Augusto Montenegro, mas no bairro do Tenoné. A avenida tem fluxo intenso de veículos diariamente, sendo acesso para inúmeros bairros, além do distrito de Icoaraci e Ilha de Outeiro.

Conteúdos relacionados:

A reportagem do DIÁRIO percorreu, na tarde de ontem, diferentes pontos da avenida nos trechos que abrangem os bairros Marambaia, Mangueirão, Cabanagem e Parque Verde. Ao longo do percurso foram constatadas imprudências como avanço de sinal vermelho, motociclistas sem uso de capacete e motociclistas transitando em faixas de pedestre.

O mototaxista Adherbal Gomes, 42 ANOS, trabalha levando passageiros há pelo menos três anos na área do bairro Parque Verde. Os acidentes são frequentes na via devido ao intenso fluxo de veículos, principalmente entre 6 da manhã e 8 da manhã, segundo o mototaxista. “É comum a gente ver acidente com carro ou moto. Já teve até acidente com morte aqui perto”, comenta Gomes sobre o cotidiano observado na Augusto Montenegro.

Também trabalhando na área do Parque Verde, o motorista João Bosco, 51, explica que o trânsito ao longo da Augusto Montenegro é pesado diariamente, ainda mais com o trânsito de veículos pesados, como caminhões. Bosco diz que um dos problemas na avenida são “os retornos longe, o que faz com que motoristas aumentem a velocidade na via”. Outro ponto destacado por Bosco é quanto ao comportamento dos motoristas no trânsito. “Falta educação das pessoas nas ruas. Tem muito motorista que não pensa nos outros”.



Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

INFLUÊNCIA

Conforme explica o especialista em trânsito Rafael Cristo, a avenida Augusto Montenegro teve grande influência no tráfego de veículos a partir do crescimento da quantidade habitacional, que contribuiu para a expansão urbana na região. Isso “teve impacto diretamente na questão do volume de tráfego da via, que tem vários condomínios e pólos geradores de trânsito”.

O especialista explica que uma das formas de melhorar a segurança na via é realizar uma canalização da travessia de pedestres para que as pessoas não atravessem em lugares inadequados; outro exemplo é a redução do número de retornos para melhor fluidez no trânsito e deixá-los em locais mais apropriados para o tráfego, além de investir mais em redutores de velocidades, como tachões ou lombadas.

A recomendação é que condutores fiquem atentos também com o grande volume de pedestres na via, pois segundo Cristo, muitos deles atravessam fora da faixa, o que gera riscos para os condutores na avenida. “A Augusto Montenegro era conhecida antes como rodovia (hoje avenida) da morte devido à forma de ligação entre Belém e a Vila Sorriso (Icoaraci). Com o crescimento urbanístico é fundamental investir em tecnologia”, destaca Cristo.

RESPOSTA

SEGBEL

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) informou ao DIÁRIO que realiza rondas constantes ao longo da avenida Augusto Montenegro para evitar a ocorrência de imprudências na extensão da via.

A Segbel diz ainda que a Augusto Montenegro também está recebendo revitalização das faixas de pedestres, com o objetivo de reforçar a segurança da população. Além disso, o órgão destaca que tem atendido às denúncias de infrações registradas na região, intensificando a fiscalização para coibir essas práticas ilegais.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Na Onda

12:00 14:00

AO VIVO!

Na Onda

12:00 14:00