Ilha de Cotijuba pode virar sede de novo distrito de Belém
Written by on 24 de janeiro de 2024
Belém é uma cidade que possui boa parte de seu território cortado por rios e demais cursos d’água de uma grande bacia hidrográfica. Banhada pelo rio Guamá e pela Baía do Guajará, uma porção significativa da capital paraense se trata de ilhas que compõem 65% do território total do município.
Justamente pela maior parte de seu território ser composto por ilhas, muitas das quais carentes de ações efetivas do poder público, muitos projetos para integrar todos os quatro cantos de Belém são pensados visando a melhoria da qualidade de vida da população que vive em ambientes ribeirinhos.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Cotijuba: veja como visitar e o que fazer na ilhaProjeto promete mais energia e sustentabilidade a Cotijuba
Essa é a meta de uma proposta que deve ser analisada nos próximos meses na Câmara Municipal de Belém. O projeto prevê a criação de um novo distrito administrativo de Belém: o Distrito das Ilhas, cuja sede será a Ilha de Cotijuba.
De autoria do vereador Mauro Freitas, a ideia é que o novo distrito administrativo seja composto pelas ilhas de Cotijuba, Jutuba 1 e 2, Camarão Tuba, Urubuoca, Paquetá, Ilha Nova, Jamaci, Cacau, Ilha Longa e Igarapé do Jutuba. No total, seriam 11 territórios insulares dos 42 existentes atualmente dentro do que seria o 9º distrito administrativo de Belém.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Hoje em dia, a capital paraense possui oito distritos administrativos, que, segundo a Prefeitura de Belém, servem de orientação para organização e planejamento dos serviços de variados setores: educação, transporte, saúde, segurança pública, entre outros. São eles:
Distrito Administrativos de Mosqueiro (DAMOS)Distrito Administrativo de Outeiro (DAOUT)Distrito Administrativo de Icoaraci (DAICO)Distrito Administrativo do Benguí (DABEN)Distrito Administrativo do Entroncamento (DAENT)Distrito Administrativo da Sacramenta (DASAC)Distrito Administrativo de Belém (DABEL)Distrito Administrativo do Guamá (DAGUA)
Ainda não há previsão concreta se realmente haverá a criação do Distrito das Ilhas. Reuniões plenárias e debates com entes públicos e a sociedade civil deverão definir e encaminhar as resoluções sobre o possível novo distrito administrativo de Belém