II Festival de Mulheres Cômicas ocorre em Belém
Written by on 6 de setembro de 2024
Incentivar a arte cômica com o ato de sorrir, deixa a vida mais leve e o dia-a-dia mais agradável.
Organizado pela Coletiva Preciosas Ridículas – Núcleo de Mulheres Cômicas do Pará, o “Vem Cá Tua Graça, Vem!” – II Festival Internacional de Mulheres Cômicas do Pará já está em pleno vapor!. O evento, que tem como foco potencializar corpos cômicos, iniciou em agosto com a oficina de palhaçaria e maternidade. Os espetáculos serão apresentados entre os dias 11 e 15, na Praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá. O festival promete ser um verdadeiro banquete de risadas, com participações locais, nacionais e internacionais e tem programação gratuita.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Jovens talentos de Belém se apresentam em concerto no RJLivros de autores do Pará invadem 27ª Bienal de São Paulo
Romana Melo, diretora de produção do festival, destaca a importância do encontro para potencializar corpos cômicos e despertar trocas e reflexões, trazendo múltiplas formas de comicidade feitas por mulheres não só de Belém, mas também de outras partes do Brasil e do mundo. “O festival é um importante momento de realizar encontros e fomentar a arte do riso na cidade. Queremos despertar as potências do trabalho em redes de trocas, pensamento e reflexão, trazendo para o cenário paraense múltiplas formas de comicidades feitas por mulheres na cena de Belém do Pará, e também diálogos com artistas e pesquisadoras mulheres e pessoas não binárias de outras partes do país e do mundo, principalmente da América Latina, buscando fortalecer olhares e práticas feministas a partir do Norte do Brasil”, explica a diretora.
A 2ª edição do festival pretende descentralizar o território da cidade, ocupando praças nos bairros e espaços alternativos de atuação artística de Belém. O evento oferecerá uma oficina de comicidade feminina, com Raquel Keké (PE), três espetáculos com Dani Mirini (AC), Raquel Keké (PE) e Darina López (México) e um cabaré com artistas de todo Brasil.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo a integrante da organização do festival, Penélope Lima, todas as ações e atividades fazem parte de um programa de objetivos cuidadosamente e coletivamente propostos. “Nosso trabalho vincula-se aos movimentos artísticos e culturais da região e do estado que promovem a arte e a cultura sem descuidar da íntima relação entre poéticas e políticas na sociedade contemporânea”.
Palhaçaria e maternidade
A vivência de Palhaçaria e Maternidade, organizada e ministrada pelas atrizes e integrantes da equipe do II Festival, Paula Barros e Amérika Bonifácio, foi direcionada a mulheres, mães e pessoas que cuidam. A oficina aconteceu no dia 30 de agosto, no espaço Koringa Teatro, em Icoaraci.
De acordo com Amérika, a proposta “alcançou mulheres que trabalham dentro e fora de suas casas, pais, avós, tias e tios que cuidam”. O espaço também acolheu as crianças desses cuidadores. “Mulheres que não possuem rede de apoio e nem o pai da criança presente, a vivência também recebemos essas crianças”, explicou Paula Barros.
A vivência palhaçaria e maternidade foi criada com o objetivo de investigar a comicidade de corpos maternos, através das técnicas de palhaçaria. “ A gente quer resgatar o riso de si e do cotidiano. Construir um encontro e um espaço seguro entre mulheres mães que adentraram as mudanças decorrentes do processo de maternar e a partir desse encontro buscamos refletir, investigar e celebrar o corpo materno, bem como proporcionar acolhimento e cuidado a quem cuida”, finaliza Paula.
SERVIÇO:
“Vem Cá Tua Graça, Vem!” – II Festival Internacional de Mulheres Cômicas
Horário: às 20h.Local: Praça Benedito Monteiro (Tv. Ezeriel Mônico de Matos, 469-591 – Guamá, Belém – PA, 66075-220)
PROGRAMAÇÃO:
11/09/24 (Quarta) – às 20h – Abertura do festival – Égua Du Cabaré12/09/24 (Quinta) – às 20h – Espetáculo Circuluz Brincante (Raquel Franco – PE)13/09/24 (Sexta) – às 20h – Espetáculo A Criação do Mundo (Darina Robles Pérez – México )14/09/24 (Sábado) – às 20h- Espetáculo Kakarecos in solo the Tchello (Dani Mirini – AC)