Hana lidera disputa pelo governo do Pará em 2026, diz pesquisa
Written by Redação on 18 de julho de 2025
Faltando pouco mais de um ano para o início oficial da campanha para as Eleições 2026, os primeiros cenários eleitorais começam a tomar forma no Pará. sobretudo para o cargo de governador do Estado.
Segundo pesquisa divulgada, na última quinta-feira (17), pelo instituto AtlasIntel, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) aparece como favorita na disputa pelo governo do estado, impulsionada pelo apoio direto do atual governador, Helder Barbalho.
Conteúdo Relacionado
- Helder critica taxação dos EUA e defende soberania brasileira
- MP recomenda suspensão de “segurança milionária” para Daniel Santos e aliados
No cenário principal testado, Hana lidera com 33,4% das intenções de voto, seguida pelo prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), com 26,5%, e pelo deputado federal Éder Mauro (PL), que registra 17%.
Considerando um possível segundo cenário avaliado, a vice-governadora mantém a dianteira com 31%, enquanto Paulo Rocha (PT) surge com 12,4% e Rogério Barra (PL) marca 6,3%.
Governo bem avaliado
Além da corrida eleitoral, a pesquisa também mediu a popularidade do governador Helder Barbalho, que alcança 70,3% de aprovação entre os eleitores paraenses.
Do total de entrevistados, 58,4% classificam a gestão como ótima ou boa, 28% consideram regular e apenas 13,6% avaliam como ruim ou péssima. O resultado reforça o peso político de Helder na definição do próximo pleito estadual.
Lula na frente no cenário nacional
A pesquisa também avaliou o panorama da eleição presidencial de 2026 no Pará. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar, com 45,6% das intenções de voto. Em segundo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), registra 25,5%.
Outros nomes como Ciro Gomes (PDT) (6,4%), Romeu Zema (Novo) (3,6%), Eduardo Leite (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil) (ambos com 2,8%) e Ratinho Júnior (PSD) (2,3%) completam a lista dos presidenciáveis testados.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 14 de julho de 2025, com 2.214 entrevistas aplicadas em todas as regiões do estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada de acordo com as normas da Justiça Eleitoral.