Gripe: Campanha de vacinação é ampliada em Belém
Publicado em 8 de novembro de 2024
A partir deste sábado, 9, a vacina contra a Influenza (vírus da gripe) estará disponível para toda a população de Belém, a partir de seis meses de idade. Neste sábado, a distribuição do imunizante será realizada em cinco shoppings da capital: Bosque Grão Pará, Boulevard, Pátio Belém, Castanheira e IT Center, das 10h às 18h. Durante a semana, estará disponível nas unidades básicas de saúde de todos os oito distritos da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A ampliação da campanha, que segue até o dia 29 de novembro, tem o objetivo aumentar a cobertura vacinal antes da chegada do período de chuvas intensas – o chamado inverno amazônico -, quando os casos de infecções respiratórias costumam aumentar.
Conteúdos relacionados:
- Terceira edição do Projeto MECA será realizada no fim de semana
- Vereador denuncia obra parada e abandono do Hospital Infantil de Ananindeua
Em Belém, a meta é vacinar 90% de cada público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o que equivale a 508.791 pessoas. No entanto, a adesão à campanha tem sido abaixo do esperado. Segundo a coordenação do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), até o momento, foram aplicadas 102.106 doses, o que representa apenas 22,85% da cobertura vacinal prevista.
Como o vírus da gripe sofre mutações constantes, é fundamental tomar a vacina todos os anos para garantir a proteção. A composição da vacina é atualizada anualmente, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O imunizante, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é trivalente e protege contra três tipos de vírus da gripe mais prevalentes no Brasil: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional de imunização.
Quer saber mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
De acordo com dados da Sesma, em 2023, foram registrados 106 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo H1N1. Em 2024, até o momento, foram registrados 130 casos de SRAG por H1N1.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 2 de setembro e estava prevista para ser concluída em 25 de outubro. Contudo, devido à baixa cobertura vacinal, o Ministério da Saúde decidiu estender a campanha na Região Norte até o dia 29 de novembro. Diferentemente de outras regiões do Brasil, onde a vacinação ocorre entre os meses de abril e maio, a campanha em todo o Pará, incluindo a capital, será prolongada, proporcionando mais tempo para que a população se proteja antes da chegada do inverno amazônico.