Finados: cemitérios devem receber mais de 65 mil visitantes
Written by on 2 de novembro de 2024
Por conta do Dia de Finados, celebrado neste sábado (2), os cemitérios públicos da capital como o de Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia, devem receber cerca de 65 mil pessoas este ano. De acordo com a direção do Departamento de Administração de Necrópoles (Dane) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a expectativa é de 40 mil visitantes no cemitério Santa Izabel e 25 mil visitantes no São Jorge.
E o movimento já iniciou às vésperas do feriado, na tarde desta sexta-feira (1º), segundo a vendedora Michelly Lima, de 39 anos, que trabalha na comercialização de flores e velas em frente ao cemitério São Jorge. “Algumas pessoas se antecipam para fazer as visitas. Pela manhã deu bastante gente, as vendas foram muito boas. Nesse ritmo, amanhã vou vender tudo”, comenta.
Veja também:
- Flores e velas estão mais caras e buquê chega a R$ 200
- Dia de Finados garante uma renda extra para vendedores
- Dia de Finados: confira o que abre e fecha no feriado
O momento também foi propício para quem foi visitar os entes queridos com tranquilidade. O aposentado Luís Malcher, 70, revela que visita o jazigo onde estão enterrados os pais há pelo menos 20 anos e prefere ir às vésperas para não passar sufoco na data. “O trânsito hoje também é melhor, não tem muita gente e você consegue ter um tempo a sós, em silêncio, lembrando a memória deles”, disse.
Junto a outros parentes, o pedreiro José Tolosa, 45, visitava o jazigo da família. Ele conta que, no sábado, a visitação será no cemitério de Santa Izabel, onde estão sepultados outros familiares. “Aí para não cruzarmos a cidade, até porque ônibus no feriado também é difícil, viemos aqui hoje e amanhã vamos ao Guamá. Todos os anos fazemos isso”, destaca.
No bairro do Guamá, no cemitério Santa Izabel, as sepulturas de Josefina Conte, a “Moça do Táxi”, e o médico Camilo Salgado, jaziam flores em homenagens. Conhecidos como “santos populares”, várias pessoas os atribuem a realização de milagres. “Não são todos os anos que venho, por causa da minha condição, mas quando posso, venho deixar algumas rosas para ela (Josefina Conte), pois me ajudou quando necessitei”, revela a aposentada Rosa Freitas, 75 anos.
TRÂNSITO
A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informou que vai tornar sentido único a avenida José Bonifácio, em frente ao cemitério Santa Izabel, neste sábado no período de 6 às 17 horas. A medida visa garantir a segurança viária de quem for aos cemitérios públicos da capital paraense neste dia, para homenagear familiares e amigos falecidos, assim como promover a fluidez do trânsito no entorno dos espaços fúnebres.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
As linhas que operam na avenida José Bonifácio terão seus itinerários desviados, provisoriamente, em função do sentido único na avenida, no trecho entre as ruas Paes e Souza e dos Mundurucus, no sentido Guamá/São Brás. Assim, as linhas no sentido centro-bairro farão travessa Castelo Branco, rua Silva Castro e avenida José Bonifácio.