Filho de Elis Regina fala em show com imagem da mãe em AI

Written by on 6 de julho de 2023

A música brasileira, principalmente a MBP, se
tornou marcante por causa de uma das vozes mais inesquecíveis de todos os
tempos: Elis Regina, cantora que morreu em 1982. Nos últimos dias, o nome de
Elis voltou à tona por um comercial da Wolksvagem.

João Marcelo Bôscoli, filho da cantora, não
descartou a possibilidade de realizar um show com uma versão em 3D de sua mãe: “A
inteligência artificial é como a televisão em seus primeiros dias. Em um
primeiro momento, pode nos deixar confusos sobre o que realmente é, mas aos
poucos ela vai se tornando parte do nosso cotidiano, queiramos ou não”,
afirmou João.

+ Há 40 anos, morria a grande voz do Brasil: Elis Regina

+ Ariana Grande canta Anitta e engrossa onda do deepfake

Em uma entrevista ao jornal O Globo, ele destacou
que vê o uso de novas tecnologias como algo positivo para preservar a memória
artística de Elis Regina e revelou que utiliza recursos de inteligência
artificial para a restauração do acervo deixado por sua mãe.

A POLÊMICA PROPAGANDA

Elis Regina, falecida há 41 anos, protagonizou um
emocionante dueto com sua filha, Maria Rita, em um comercial de carro e impactou
os fãs na última terça-feira (4/7). Como isso se tornou possível? A marca utilizou
a inteligência artificial para promover o reencontro entre mãe e filha.

O vídeo inicia com Maria Rita dirigindo uma versão
moderna da Kombi, enquanto canta “Como nossos pais”, clássico de
Belchior que se tornou um sucesso na voz de Elis Regina.

A campanha prossegue com imagens de carros da marca
que marcaram gerações, até que uma antiga Kombi, guiada por Elis, se aproxima
do veículo de Maria Rita para completar o dueto.

De acordo com informações da Volkswagen, a
tecnologia conhecida como deepfake foi utilizada para trazer de volta o ícone
da MPB para a campanha. Uma atriz dublê representou a cantora conduzindo o
veículo.

DEBATE NAS REDES SOCIAIS

A canção “Como nossos pais” tornou-se um
dos tópicos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias, gerando um
debate que mesclou opiniões e conceitos sobre publicidade e inteligência
artificial.

A campanha publicitária conseguiu despertar um
sentimento de nostalgia entre os brasileiros, tanto pela interpretação das
cantoras quanto pelos próprios carros antigos. O encontro de gerações gerou
repercussão com algumas pessoas comparando o comercial a um episódio da série
“Black Mirror”, levantando questões sobre o uso da inteligência
artificial para “reviver” memórias ou pessoas.

Além disso, muitos chamaram a atenção para a
utilização comercial da imagem de Elis Regina, opositora do regime
ditatorial no país que recebeu apoio da empresa automobilística na época.

Independentemente das opiniões divergentes, o vídeo
da Volkswagen obteve um enorme sucesso nas redes sociais e conquistou milhares
de visualizações em pouco tempo, permitindo que esse dueto inédito, antes
possível apenas na imaginação, se tornasse “real” graças a tecnologia. 


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!