Fila dupla é irregularidade comum nas ruas de Belém

Written by on 7 de janeiro de 2025

Belém enfrenta diariamente um dos problemas mais antigos e persistentes no trânsito: o estacionamento em fila dupla. A prática, proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não apenas congestiona as vias, mas também coloca em risco a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Apesar de ser considerada infração grave, passível de multa e remoção do veículo, a irregularidade é corriqueira em ruas movimentadas da capital.

Na travessa do Chaco, entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana, bairro do Marco, na manhã desta segunda-feira (6), pode-se observar um cenário crítico. Nos dois lados da via, filas de carros cometendo irregularidades. Deoclides Anjos, de 54 anos, trabalha há mais de três décadas como lavador de carros na região, e presencia diariamente o impacto no trânsito local. “Aqui é rotativo o dia inteiro. Os carros ficam estacionados nos dois lados, e não sobra espaço para os veículos que circulam. Eu nunca presenciei um acidente grave, mas cenas de quase batidas são comuns, principalmente porque as pessoas estão sempre com pressa”, contou.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Outros pontos registrados são a travessa Curuzu, próximo a Almirante Barroso, no Marco, e a travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, que também é um ponto de conflito. Carros estacionados em fila dupla tornam a passagem perigosa, afetando diretamente o fluxo de veículos; ciclistas e pedestres são os mais vulneráveis, obrigados a disputar espaço em vias que já estão saturadas.

O feirante Diego Serrão, 40, que costuma passar pela região de bicicleta, relatou as dificuldades enfrentadas no dia a dia. “Às vezes, a gente acaba descendo da bicicleta e indo pela calçada, porque não tem como. Só tem espaço para o carro passar, e a gente fica com medo de ser atropelado. Já vi situações em que o motorista não consegue enxergar o ciclista por causa dos carros estacionados, e isso pode acabar em acidente”, compartilhou.

MULTA

De acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 20 situações diferentes que garantem multa para quem estaciona em local proibido, com a maioria delas resultando na remoção do veículo. O estacionamento em fila dupla é uma delas (XI), classificado como uma infração grave, pode resultar na penalidade para essa prática em uma multa de R$195,23, além da medida administrativa de remoção do veículo. A gravidade da infração influencia diretamente a pontuação atribuída à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. As infrações graves resultam em 5 pontos.


Faixa atual

Título

Artista