Festival ajuda a manter viva a cultura do carimbó

Written by on 21 de agosto de 2023

Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2014, o carimbó continua a “pulsar” no Pará. No último sábado (19), em Belém, o Festival Pau e Corda, em sua décima quinta edição, provou que essa dança típica da cultura paraense está mais viva do que nunca. O evento aconteceu na passagem Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira, e atraiu a comunidade local, grupos de dança e diversas outras manifestações, como forma de valorização da riqueza da cultura paraense.

O ponto alto do festival foi o encontro dos “brincantes” com uma das pessoas mais icônicas do carimbó, a cantora Dona Onete. Os participantes seguiram até a casa da artista.

“Faço questão, quando estou em Belém, em participar do Festival Pau e Corda, principalmente porque é uma manifestação bem popular, do bairro da Pedreira, mas que carrega o peso de fazer valer a tradição do nosso carimbó, que é um patrimônio. É essa cultura bairrista que ajuda a manter isso, que motiva a receber todos esses brincantes aqui em casa”, declarou Dona Onete.

Leia mais:

“Minha Boca Treme” traz de volta carnaval nas ruas de Belém

‘Fuga para as montanhas’: o novo livro de Jojo Moyes

VALORIZAÇÃO

É no contexto de valorizar a cultura do carimbó que foi criado o Festival Pau e Corda, uma vez que essa manifestação integra a identidade cultural paraense, uma vez que contou com apresentação de grupos folclóricos, boi bumbá, roda de dança, entre outros elementos.

“Quando criamos o festival, foi para valorizar a cultura do carimbó, por isso envolvemos as crianças, para que essa tradição se renove e continue a encantar as novas gerações. E praticamente toda a comunidade aderiu e até de outros bairros, porque grupos de fora da Pedreira vem participar”, disse Neire Rocha, uma das fundadoras do festival.

E a valorização do carimbó vai continuar na passagem Álvaro Adolfo, uma vez que no próximo sábado (26) o Festival Pau e Corda terá o segundo momento. Neste, o evento será ainda mais especial, uma vez que será comemorado o Dia Municipal do Carimbó. “A data também marca o aniversário do Mestre Verequete, que é considerado o rei do carimbó, uma motivação a mais para esse segundo momento do festival. Terá, novamente, muita roda de carimbó e valorização dessa cultura”, completou Neire Rocha.

Serviço

Festival Pau e Corda

Local: passagem Álvaro Adolfo, Pedreira.

Data: 26 de agosto

Hora: 16h.-


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!