Festa com muita diversão e inclusão para foliões PcDs
Written by on 10 de fevereiro de 2024
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), deu ontem o seu grito de Carnaval 2024. Servidores, usuários e acompanhantes participaram do baile de inclusão organizado por alunos da oficina de teatro da instituição, que é referência na área de assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual.
Durante a programação, os participantes saíram em cortejo pelas dependências da sede do CIIR, participaram de concurso de fantasias e também de oficina de confecção de adereços carnavalescos.
A supervisora de Arte e Cultura do CIIR, Denise Moraes, conta que o bloco da inclusão já é tradição no espaço. “Esse bailinho nos traz esse momento de maior interação entre os usuários e colaboradores. Tem muita gente que vem de longe e aproveita também, voltando para casa mais relaxado. Tudo isso, sem interromper os atendimentos e garantindo a oportunidade de se divertir conosco”, explicou.
Conteúdos relacionados:
Feira apresenta produtos agroecológicos; saiba mais!Dias de folia devem ser com chuvas frequentes
Entre os foliões estava a pequena Lorena Tavares, 12 anos, que com a ajuda da mãe Igina Tavares, caprichou na fantasia para participar da festa. “Essa é a nossa primeira vez no bailinho e estamos bem encantadas com essa energia. Esse é um momento de muita leveza para todo mundo, até porque o Carnaval tem essa mensagem de alegria de viver”, disse a mãe. “Hoje eu vou dançar bastante e me divertir com meus amigos que estão com fantasias lindas também”, acrescentou a pequena foliã, Lorena Tavares.
Fora da rotina
Quem também se divertiu com a programação de Carnaval foi a Pérola Reis, de 6 anos, que esbanjou muita simpatia durante o desfile de fantasias. “Geralmente, toda semana eles fazem uma atividade proporcionando essa descontração na rotina que é pesada, principalmente com crianças atípicas como é o caso dela. Isso é muito bom porque incentiva eles a participarem e também a socializarem com todo mundo, saindo daquela rotina mais monótona”, destacou Ingrid de Jesus, professora e mãe da Pérola.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Serviço
Atendimento
– Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, através do Sistema de Regulação (Sisreg). É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.
– O CIIR funciona no complexo localizado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações pelo 4042-2157.