Feira da Indústria abre no Hangar com 90 expositores

Written by on 22 de maio de 2024

Esta semana, entre os dias 22 e 25 de maio, a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), realiza a 16º edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), no Hangar, em Belém.

Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, A Feira oferecerá uma programação diversa com ações de sustentabilidade social e ambiental do setor, além de iniciativas de inovação e tecnologia.

A FIPA é composta por uma feira com 70 estandes e 90 expositores de pequenas, médias e grandes indústrias, e um Congresso Técnico que reunirá grandes especialistas locais e nacionais para discutir importantes questões alinhadas ao cenário econômico global. 

A abertura, realizada na tarde desta quarta-feira (22), contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan; e demais autoridades e entidades ligadas ao setor produtivo do Estado.

 

 

Conteúdo relacionado

Geraldo Alckmin participará da abertura da XVI FIPAFeirão do Turismo anuncia empresas selecionadasEstado assina ordem para ampliação de serviços no Hemopa

Congresso Técnico

Em paralelo à Exposição, nos dias 23 e 24/05, a partir das 14 horas, a XVI FIPA contará com um Congresso Técnico com mais de 20 painéis temáticos de interesse da indústria e cerca de 10 horas de conteúdo sobre questões como: descarbonização da indústria, “green skills” (habilidades verdes), transição energética, ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança), rastreabilidade da cadeia produtiva, acesso ao crédito, entre outros. O Congresso reunirá cerca de 50 palestrantes e a expectativa é reunir mil participantes.

“Nestes 30 anos, a FIPA vem desempenhando um papel importante como incentivadora da indústria regional, divulgando a produção local e proporcionando um ambiente dinâmico e repleto de oportunidades para novos negócios. Com certeza, este é o maior evento da indústria da Amazônia e estamos com grande expectativa para mostrar as soluções inovadoras que serão compartilhadas tanto nos estandes quando no Congresso Técnico, e que nos trarão importantes aprendizados para a nossa jornada por uma indústria mais moderna e sustentável aqui na nossa região”, afirma Alex Carvalho, presidente da FIEPA.

Destaques da edição 2024

Bioeconomia

Uma das novidades desta edição será o Espaço “Made In Pará”, onde pequenas e médias indústrias locais apresentarão produtos feitos a partir de matérias-primas da Amazônia, oportunidade para destacar a bioeconomia e promover produtos regionais. O espaço reúne indústrias em diferentes fases do processo de envio dos produtos para o exterior.

SESI Lab

Outro destaque será o Espaço SESI LAB. Pela primeira vez, o Pará receberá a versão itinerante do museu 100% interativo, sediado em Brasília, que conecta de forma lúdica, arte ciência e tecnologia. Com o tema bioeconomia e biodiversidade, os visitantes poderão visitar gratuitamente o Espaço e lidar com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais.

Rodada de Crédito

Ao entender que o acesso a crédito é um dos maiores desafios enfrentados pelas indústrias, principalmente, as de pequeno e médio portes, o Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Estado do Pará (NAC/FIEPA) levará para a XVI FIPA uma Rodada e Crédito, com o objetivo de aproximar os empresários paraenses das linhas de crédito disponíveis no mercado.

Confirmaram presença na Rodada de Crédito dez instituições bancárias, que irão esclarecer dúvidas, orientar e dar acesso ao empréstimo ou financiamento para a classe empresarial paraense. São elas: Bradesco, Cressol, Eburry Bank, Banpará, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Travelex Bank, Siccob, Sicred e Banco Itaú.

Também confirmaram presença dois escritórios de elaboração de projetos (ADG Consultoria Empresarial e projetos Econômicos e PROCONSEL – Consultoria Gestão de Projetos), que vão auxiliar os empresários a elaborarem os projetos para submeter à análise das instituições financeiras.

Rodada de Negócios REDES

Durante a “Rodada de Negócios One a one – De frente para o fornecedor!” grandes indústrias Mantenedoras e parceiras REDES/FIEPA vão conhecer as soluções de fornecedores locais das áreas de Construção Civil, Meio Ambiente, ⁠Automotivo e Peças, ⁠Máquinas e Equipamentos, ⁠Saúde e Segurança, ⁠Transporte e Logística, e ⁠Manutenção Industrial. O atendimento será individualizado. Juntos, estes setores somaram 51% das compras locais realizados em 2023 nos municípios de atuação da Iniciativa do Sistema FIEPA.

Prêmio REDES de Desenvolvimento

A REDES/FIEPA também realizará, no dia 23 de maio, no Hangar, a 11ª edição do Prêmio REDES de Desenvolvimento, que reconhece as indústrias que mais compram de fornecedores paraenses, os profissionais de compras que se destacaram e os melhores cases de desenvolvimento de fornecedores de 2022 e 2023. Nos mais de 20 anos de existência, a REDES/FIEPA já contabiliza mais de R$ 100 bilhões de compras locais feitas pelas indústrias mantenedoras da iniciativa.

 

 

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Evento assume compromisso com a sustentabilidade

A FIPA receberá o Selo Evento Neutro pela quantificação e neutralização das emissões de carbono geradas durante o evento, onde serão compensadas 49 toneladas CO2 equivalente (CO2e), que é a medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um. A iniciativa beneficiará, por meio de incentivo financeiro, o projeto REDD+ Vale do Jari, que está localizado no município de Almeirim, no Pará, na fronteira com o estado do Amapá, e atua para evitar o desmatamento e minimizar seus impactos socioambientais.

As emissões geradas pelo consumo de energia elétrica da XVI FIPA serão neutralizadas pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A companhia vai doar à feira certificados de energia renovável I-REC (International Renewable Energy Certificate) em quantidade equivalente a toda energia elétrica consumida durante a montagem e desmontagem do evento e os quatro dias da FIPA, de 22 a 25 de maio.

Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia gerada e ao adquiri-los, as empresas conseguem neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de Escopo 2, pelo consumo de energia elétrica. Para a FIPA serão utilizados 20 títulos com o objetivo de compensar toda a energia gasta no local do evento, no Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Os certificados I-REC, emitidos pelo Instituto Totum, são reconhecidos internacionalmente e comprovam que a energia utilizada pela empresa é de origem limpa e renovável, como a hídrica.

Desde 2022, a Norte Energia comercializa os certificados de energia renovável para organizações que buscam a redução das suas emissões e, além do Brasil, vem se destacando no mercado internacional, negociando com unidades consumidoras na Argentina, Colômbia, Uruguai e Austrália.

Espaço E+ Reciclagem

A Equatorial Energia montará o Espaço E+Reciclagem, um projeto do Programa de Eficiência Energética da empresa. Lá, durante todos os dias da FIPA, os visitantes poderão depositar, de forma voluntária, materiais como papel, plástico e metais que terão destinação correta, evitando que sejam descartados no meio ambiente.

A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.

Veja a abertura do evento:


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 11:00