Fazenda no Pará é suspeita de uso ilegal de agrotóxicos

Publicado em 23 de janeiro de 2024

Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas.

Estudos científicos têm evidenciado a relação entre o uso de agrotóxicos e diversas doenças, como: leucemias e outros cânceres; alterações neurológicas (como o mal de Parkinson); lesões no fígado, pele e pulmão; alergias, alterações hormonais, problemas comportamentais e de saúde mental.

Conteúdos relacionados:

Rebocadores afundam e provocam vazamento de óleo em rioSuspeitos de falsificação de contas são presos em ImperatrizOperação contra garimpo ilegal prende sete pessoas no Pará

No último dia 17, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Promotor de Justiça de São Geraldo do Araguaia, Erick Fernandes, e da Promotora de Justiça Agrária, Alexssandra Mardegan, realizou fiscalização em conjunto com as Polícias Militar e Civil na Fazenda Agropecuária Andorinhas, na Área de Proteção Ambiental Serra das Andorinhas por suspeitas de uso ilegal de agrotóxicos próximo a área de proteção ambiental.

No local foram encontrados diversos agrotóxicos sem documentação e vasilhames descartados a céu aberto. Três pessoas foram presas e soltas em audiência de custódia na sexta-feira (19). 

Em julho de 2023, o MPPA recebeu denúncias de moradores da região, principalmente da comunidade de Santa Cruz, os quais estariam com suas plantações sendo impactadas pelo uso de pesticidas, lançados em sobrevoos de avião por responsáveis de grandes fazendas próximas. Dentre elas está a Fazenda Andorinhas, com cerca de 9.200 hectares de área e pertence a um proprietário alemão. Os relatos culminaram na operação. Agora o material apreendido, que inclui plantas, será analisado em laboratório.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

As investigações sobre a conduta da empresa continuam. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Geraldo do Araguaia será notificada para que tome providências com relação aos agrotóxicos na área. 

O Ministério Público e a Promotoria Agrária já vem atuando no uso indiscriminado de agrotóxicos há algum tempo. A questão dos produtos químicos na agropecuária foi tema do Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados pelo uso de Agrotóxicos da Região Sul e Sudeste do Estado do Pará, realizado em novembro de 2023, em Marabá, com vários órgãos e instituições estaduais com o objetivo promover o debate acerca do tema.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00