Fake news: após morte de jovem, Choquei se pronuncia
Written by on 24 de dezembro de 2023
Até que ponto uma página de fofoca pode ir? Esse questionamento tem movimentado as redes sociais nos últimos dias após a jovem Jéssica Vitória Canedo ser vítima de fake news e morrer.
A pagina de fofoca Choquei, gigante nas redes sociais, publicou que a moça de 22 anos estava tendo um suposto envolvimento com o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram o caso, mas a pagina insistiu na notícia falsa. Com isso, Jéssica passou a receber uma série de ataques na internet.
CONTEÚDO RELACIONADO
Jovem vítima de fake news com Whindersson morre aos 22 anosMinistros pedem regulação de redes sociais após jovem morrer
Infelizmente, na última sexta-feira (22), a Jéssica morreu. Logo depois, a página Choquei se pronunciou sobre o caso e afirmou que não teve “qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas” sobre o suposto affair de Jéssica e Whindersson.
Em um comunicado assinado pela advogada Adélia Soares, a página se manteve convicta de que “não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas”.
“O perfil Choquei (@choquei) por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer a seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas”, disse um trecho da nota.
Além disso, o perfil, conhecido pela rapidez e não pela qualidade da apuração, disse que a publicação foi feita com base em “dados disponibilizados no momento e em estrito comprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação”.
“Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jessica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito comprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação”, apontou.
O comunicado não convenceu os internautas que pedem a responsabilização da página. Nas redes sociais, diversos usuários estão levantando a tag para derrubar o perfil da Choquei, que está perdendo seguidores.
Apesar de ter formulado a nota para a Choquei, a advogada Adélia Soares informou que não é representante da página e que não está no caso, que é “delicado”.
Desde que o assuntou estourou, a página não tem feito publicações. O caso acendeu um alerta no governo federal que defende a regulamentação das redes sociais no país.