Evento discute empreendedorismo jovem e população LGBTQIA+
Written by on 21 de novembro de 2024
Mais de 100 expositores de diferentes segmentos do empreendedorismo no Pará apresentam seus trabalhos na Expo Favela Innovation Pará 2024, realizada nesta quinta (21) e sexta (22), no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Na quinta, às 19h, a programação conta com o painel “Juventude empreendedora gerando impacto social” que traz entre os convidados o coordenador do Projeto Olivia Empreende, Marcos Melo, para discutir o impacto de projetos de empreendedorismo social na vida das pessoas. A programação é gratuita.
true
“Vamos discutir dois pontos muito importantes em relação ao empreendedorismo, as juventudes e a população LGBTQIA+ que empreendem. Nos últimos 10 anos, a quantidade de jovens empreendendo aumentou. E como estamos enxergando esses empreendedores? Eles estão sendo apoiados para enfrentarem os desafios da contemporaneidade? São questionamentos que devemos nos fazer para que sejam pensadas políticas de fomento a esses novos negócios e novos empreendedores”, comenta Marcos Melo.
VEJA TAMBÉM
- Espetáculo “Fale com Estranho” segue em temporada em Belém
- Ananindeua recebe o I Encontro Multicultural da Alanin
- “Quando Caem as Cinzas” explora os traumas da guerrilha
O Olivia Empreende, projeto realizado pela ONG Olivia, sob coordenação de Marcos coordena, tem como objetivo apoiar empreendedores LGBTQIA+ da Região. O Brasil segue sendo o país com os maiores dados de violência contra a população LGBTQIA+ no mundo. A partir disso, incentiva a empregabilidade e o empreendedorismo são ferramentas de acesso à cidadania e combate à violência. O projeto nasceu em 2023 e realizou, entre suas atividades, uma pesquisa que mapeou empreendedores na Região Metropolitana de Belém e finalizou com a Lojinha do Orgulho LGBTQIA+ em um dos shoppings da cidade.
“O Olivia Empreende tem um papel inovador em relação ao empreendedorismo LGBTQIA+. Com o projeto, entendemos a necessidade de apoiar e fortalecer essas pessoas, que em sua maioria, encontram no empreendedorismo uma alternativa de acesso ao emprego e renda, devido a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Apoiar o empreendedorismo LGBTQIA+ é apoiar a cidadania de pessoas LGBTQIA+ e, mais do que isso, é combater a LGBTQIAfobia de maneira efetiva, porque quando eu tiro a pessoas LGBTQIA+ das ruas e dou a ela uma oportunidade de trabalhar, eu estou protegendo também a sua vida”, acrescenta.
Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp.
O painel “Juventude empreendedora gerando impacto social” recebe, além de Marcos Melo, Emanuelly Silva, Sthefany Castro e a mediadora Leila Palheta. A Expo Favela Innovation Pará 2024 tem entrada gratuita e ocorre no Hangar Centro de Convenções, em Belém.
Serviço
- Painel “Juventude empreendedora gerando impacto social”
- Data: 21/11 (Quinta)
- Hora: 19h
- Local: Expo Favela 2024 – Hangar Centro de Convenções
- Evento gratuito.