Estado já gerou 21 mil novos empregos no setor de Serviços
Written by on 4 de julho de 2023
Em maio deste ano, o Pará voltou a apresentar crescimento na geração de empregos de carteira assinada no setor de Serviços, resultando num saldo positivo de mais de 7 mil postos de trabalho. Outra boa notícia, é que no período de janeiro a maio de 2023, o Estado também acumula a geração de mais de 21 mil empregos formais no setor, segundo pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).
Segundo o levantamento, no mês passado, foram feitas 38.990 admissões, contra 31.720 desligamentos, gerando um saldo positivo de 7.270 empregos formais. Esse resultado positivo é cerca de 11% maior que o verificado durante o mesmo período do ano passado, quando em todo o Estado, foram realizadas um total de 37.502 contratações, contra 30.947 demissões, gerando um saldo positivo de 6.555 empregos.
Com o novo saldo positivo alcançado pelo Pará no mês de maio, no balanço acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, o resultado também é de crescimento. No período analisado, em todo o Estado, foram feitas um total de 183.753 admissões contra 162.517 desligamentos, gerando um saldo positivo de 21.236 empregos formais.
Esse número é cerca de 27% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram feitas naquela oportunidade 174.629 contratações, contra 157.996 demissões, com 16.633 vagas a mais. O estado do Pará é o 7º no ranking da geração de empregos no mês de maio. Entre os estados da Região o Norte, é o que mais gera empregos no setor.
LOCAIS
Um restaurante especializado em comida nordestina, situado na avenida Rômulo Maiorana, em Belém, está contratando. A operadora de caixa e supervisora Letícia Karolayne de Melo, de 19 anos, explica que o estabelecimento está em estágio de seleção para compor o novo quadro de funcionários. “Estamos procurando cozinheiros e garçons, estamos renovando a equipe e dando oportunidade para pessoas com ou sem experiência”, comenta.
De acordo com a supervisora, hoje o restaurante conta com 10 funcionários distribuídos na cozinha e no atendimento. “Como no final de semana o movimento de pessoas é maior, também contratamos por diária”, conta.
Quem começou no estabelecimento dessa forma foi a garçonete Mayara Monteiro, 26. Com experiência no ramo, ela conta que estava desempregada quando começou a prestar serviços para o restaurante. Após 2 meses, foi contratada. “Eu vinha só de dia ou à noite. Aí o gerente me convidou para ficar direto, me contratou. Estou há quase 4 meses aqui”, afirma.
Com apenas 18 anos, o garçom Helder Pereira trabalha no local há cerca de um mês. “Também comecei prestando serviço por diária, na época estava desempregado e cheguei a vender churrasco na frente de casa. Quero conquistar meu próprio negócio, até lá, com certeza meu emprego aqui vai ajudar muito”, relata.
Bianca Mendonça possui um salão de beleza localizado na avenida José Malcher, no bairro de Nazaré. Hoje, o salão conta com 9 profissionais, incluindo gerente, cabeleireiros, manicures, esteticista e auxiliar de serviços gerais. Segundo Bianca, há expectativa de novas contratações. “Em virtude da proximidade do Círio, seguida das festas de fim de ano, será necessário contratar mais manicures e cabeleireiros. Além disso, o mercado também tem os contratos de parcerias com os profissionais para atender às sazonalidades relacionadas às épocas festivas”, completa.
Nos serviços de alimentação e hospedagem, o assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS), Fernando Soares, afirma que o mês de julho, em regra, há crescimento de postos de trabalho, não só na capital paraense. “Primeiro que as férias de julho movimentam o interior do Estado, então você tem pessoas sendo chamadas para prestar serviço nesse período, não necessariamente de carteira assinada, mas com base em diárias aos fins de semana”, informa.