Estado entrega a 150ª escola reestruturada em Ananindeua
Publicado em 13 de setembro de 2024
O Governo do Pará prioriza a educação e o conhecimento, pois, além de incentivar o estudo, também pensa em oferecer uma estrutura adequada e de alta qualidade para os alunos das escolas estaduais de todos os municípios paraenses.
Oportunizar um ambiente adequado para a prática do ensino a estudantes e professores é o compromisso do Governo do Estado, que realizou a entrega de mais uma unidade escolar em Ananindeua. A Escola Estadual Joaquim Viana foi devolvida para a comunidade, que comemorou a entrega da unidade de ensino na quinta-feira (11). Com a unidade, o Estado chega à marca de 150 escolas totalmente reestruturadas e entregues à comunidade escolar.
“Estamos aqui entregando a Joaquim Viana e essa é a escola de número 150 que nós reconstruímos, escolas novas que estão em condição de qualidade daquilo que nós queremos para a educação pública no nosso Estado. Parabéns em nome de todos esses servidores, de todos aqueles que sonham a educação do Estado, esse é um trabalho coletivo, esse é o resultado da minha gratidão de poder viver com vocês esse momento e tudo que a gente está fazendo, as transformações desse Estado e aqui o melhoramento do Ideb, tirar o Pará da 26ª posição, entregar a 6ª posição e ter a certeza de que nos próximos Ideb nós vamos chegar em primeiro lugar no Brasil, porque nós podemos ser o melhor no Brasil. Poder hoje festejar 100% das escolas públicas do Pará com internet, eu duvido que em 100% das escolas de Estados muito mais ricos do que o Pará se tem 100% de internet, mas aqui tem 100% de internet em todas as escolas. E nós não estamos falando de escola urbana, nós estamos falando de escola urbana, ribeirinha, indígena, quilombola, rural, porque distância é a internet que pode encurtar, e nós não podemos fazer com que a distância represente uma diferença de qualidade do acesso à informação. Portanto, isso é motivo de orgulho para nós. E a gente tem que ter orgulho do que a gente está fazendo aqui no Estado do Pará, porque é histórico e é fruto do trabalho coletivo de todos nós que estamos vivendo esse tempo”, disse Helder Barbalho, governador do Pará.
Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual acompanhou uma exposição de artes, com quadros feitos por estudantes. E, ao lado da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, e do secretário de Educação, Rossieli Soares, colheu uma muda de alface, do projeto ‘Mãos à horta’, que plantou no dia da assinatura da ordem de serviço para as obras de reconstrução, no dia 31 de agosto de 2023. As autoridades conheceram também o projeto “Sabão Ecológico”.
Conectividade em toda rede de ensino
Durante o evento, a Escola Estadual Joaquim Viana também foi contemplada com a antena da Starlink, equipamento que está dentro do Programa ‘Kit Bora Estudar’. O equipamento garante velocidade de 200 mbs para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares. Agora, 100% das unidades da rede estadual contam com internet de qualidade.
“Quando foi que a gente pensou que estaríamos diante de um futuro assim na nossa educação? Isso não é pouca coisa. A internet coloca todo o Estado, todos os alunos conectados com a tecnologia, conectados com o mundo. E hoje em dia não se pode chegar longe sem estar conectado. Conectado para estudar, conectado para se formar. A tecnologia pode ser usada a favor de cada um. Por isso eu quero te parabenizar, Rossieli. Foi um simples botão que o governador apertou aqui, mas que conectou milhares de estudantes à internet. Então isso é um passo muito importante para que a gente possa, de fato, estar ligado com o mundo. Então parabenizo a ti, a toda a equipe, pelo programa Bora Estudar, pelo desempenho no Ideb e por hoje estarmos na escola [recontruída] de número 150. Então é uma união de esforços, essa união que a gente tem que pensar todos os dias”, afirma Hana Ghassan, vice-governadora.
O novo espaço representa um grande avanço para a comunidade escolar. Equipada com instalações modernas para atender às necessidades dos estudantes, professores e demais profissionais, a estrutura da escola dispõe de 12 salas de aula; sala de professores; biblioteca; sala de informática; sala de descanso; Atendimento Educacional Especializado (AEE); espaço para administração; quadra de esportes; vestiários; refeitório; cozinha com despensa; banheiros acessíveis e depósito.
“Essa escola tem um investimento de mais de 6 milhões [reais], este espaço ano passado estava bem feio, muitas pessoas nem acreditavam na reconstrução. E hoje, nós entregamos duas escolas, a Elaine Ismaelino de Freitas e a Joaquim Viana, e gostaria de destacar que esta unidade, com todas as dificuldades, cresceu no Ideb, nós estamos falando do maior crescimento da história brasileira. Tudo que temos alcançado não se faz sem apoio, falo da vice-governadora, que acompanha e cobra cada obra, assim como o nosso governador. Agora é a hora da comunidade estar apoiando os professores, estar apoiando os seus filhos e a gente mobiliza a sociedade para que o Pará continue sendo destaque e que cresça ainda mais nesses próximos anos, porque eu tenho certeza que a Joaquim, que já tinha o Ideb fantástico, que está acima da média do Estado, cresceu mais ainda, vai dar um outro salto maior com a união de todos. Uma alegria muito grande, fiquei emocionado em ver esse vídeo do antes e depois da unidade e são esses grandes momentos que marcam as nossas vidas”, festeja Rossieli Soares, secretário de Educação.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Rede estadual de ensino está 100% conectada à internetAtividades turísticas no Pará crescem 5,7%
A escola atende, atualmente, 350 estudantes, distribuídos em ensino integral e Educação de Jovens e Adultos, mas a unidade tem capacidade para receber até 700 estudantes. O investimento na reconstrução foi de R$ 6.654.442,13.
“É uma gratidão muito imensa em poder estar vivenciando esta inauguração, vivenciando a reconstrução da escola, onde estive presente no dia da assinatura da Ordem de Serviço. Eu fico tão feliz em poder ver as salas climatizadas, um sonho para todos nós, que vivenciamos um espaço aberto, com barulho e com calor intenso. São tantas melhorais que fica até difícil de mensurar. A quadra de esporte ficou linda, com um piso moderno para realizarmos nossas atividades físicas”, disse Marissanta Brandão, estudante da 2ª série do Ensino Médio.
O prédio é totalmente climatizado e conta também com uma rede lógica para suporte tecnológico. Essas melhorias visam proporcionar um espaço propício ao ensino e aprendizado de qualidade.
Quer mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
“Essas revitalizações das escolas para mim são uma chave. Uma chave para modificar a educação no nosso Estado e no Brasil. Eu acredito muito que não basta ter os melhores professores, a estrutura do espaço é fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem. Sem uma estrutura de qualidade, não vai ter o melhor professor que possa ensinar e sem que os alunos consigam absorver aquele conteúdo de forma, como eu posso dizer, perfeita, corretamente. O ambiente é necessário para uma boa aprendizagem. E esses investimentos com essas melhorias dessas escolas, mostram o quanto o Governo está priorizando a educação no Pará e esses resultados foram mostrados com a nota no Ideb”, finaliza Anderson Nascimento, estudante da 3ª série do Ensino Médio.