Espetáculo “As Artimanhas de Manué e Totonha” chega em Belém

Publicado em 4 de julho de 2024

Em uma terra longínqua, muito castigada pelo sol, em uma casinha bem simples. A vida sertaneja de Manoel e Antônia, ou melhor, Manué e Totonha, é o eixo central do espetáculo que será apresentado no Teatro Margarida Schivasappa, nesta quinta-feira (4), às 20h.

O espetáculo, que tem apoio da Fundação Cultural do Pará, tem a direção do ator e diretor, Breno Monteiro e produção do ator e diretor, Lauro So sa. Em cena, nomes do teatro juvenil de Belém, como Heitor Bentes, Marta Sampaio, Valentina Faria, entre outros, dão vida a personagens carismáticos e que vão arrancar gargalhadas do público.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Projeto “Uma Noite no Museu” tem nova edição nesta sexta (5)Escolas de samba vão a Parintins buscar “tecnologia cabocla”

A História – Manué é marido de Totonha, é um cara muito esperto, acha solução pra tudo, consegue até dar nó em trilho, mas só tem um problema: ele é dominado pela preguiça. Enquanto isso, Totonha, mulher de Manué, é uma típica mulher batalhadora: exigente com o marido pra ver se ele se ajeita, faz de tudo, e mesmo com tantas diferenças, é apaixonada por Manué.

A história inicia em um dia bem quente, como qualquer outro, onde Manué está como de costume, deitado na rede, enquanto Totonha arruma as coisas da casa. Manué tenta de todas as formas se safar e evitar a fadiga, sempre buscando voltar logo para a rede. Mas quem é a esperta da história é Totonha, que consegue até o impossível para encher o marido de afazeres.

Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!

“A peça conta a história de um casal simples, que vive e mostra pra gente quais as verdadeiras riquezas de um relacionamento: o amor e o companheirismo. Manoé é um homem muito preguiçoso que é capaz de ficar com sede, só com preguiça de levantar da sua rede. Já Totonha é uma mulher batalhadora, que é capaz de tudo para manter a sua família. Ele vive de bicos e ela de costura. Mas, sobretudo, são perdidamente apaixonados um pelo outro”, adianta o diretor do espetáculo, Breno Monteiro.

O elenco do espetáculo é inteiramente formado por adolescentes. Nomes que já despontam no teatro paraense. 4 meninos e 4 meninas tem o desafio de interpretar Manué e Totonha em diferentes fases da vida. E para muitos é a primeira experiência em um teatro com a dimensão e importância do Margarida Schivasappa.

O momento acontece depois de 2 anos de formação dos jovens artistas e isso trouxe muitos desafios, segundo Breno. Elenco pronto, contando os minutos para estrear. O desafio do diretor é ajudar os jovens a superar o nervosismo. Mas quem está prestes a se apresentar, entrega a importância do teatro para além do espetáculo em si.

“Eu costumava ser muito tímida e o teatro mudou isso pra mim. Meu papel é muito diferente de mim e dar vida a essa pessoa diferente, é um imenso desafio para mim enquanto artista. Estou apresentando uma outra pessoa, que sai de dentro de mim, mas que não sou eu. E interpretar a Totonha me ensina a ser astuta, mais inteligente e também a entender mais sobre o amor também”, afirma a atriz de apenas 16 anos, Letícia Cabeça, que interpreta a co-protagonista da história.



E o desafio de subir ao palco, sentido por Letícia, é compartilhado com outros jovens que despontam no cenário teatral paraense.

“Meu personagem é um rapaz bem cansado, preguiçoso, quase sustentado pela esposa. E meu desafio maior ao interpretar este personagem é a preparação corporal que eu preciso imprimir para que o público realmente entenda que ele é um homem cansado da vida, mas cheio de amor pela esposa. Como sou jovem, preciso transbordar essa experiência de vida, que talvez eu ainda não tenha”, conta o artista de 18 anos, Renan Ribeiro, que interpreta o personagem Manué.

E pra quem ainda tem dúvidas sobre ir ou não ao espetáculo, quem conhece a história e dirige o elenco, promete envolver o público.

“Todos podem vir preparados para se divertir e dar boas gargalhadas com as artimanhas desse casal. Bons de lábia, ao ponto de chegar a enganar até a morte. Os outros detalhes, a gente mostra no palco”, ressalta Breno.

SERVIÇO

As Artimanhas de Manué e Totonha

Local: Teatro Margarida Schivasappa – Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Batista CamposData: 04 de julho (quinta-feira)Horário: 20hIngressos: R$20 (Inteira) e R$10 (Meia e Antecipados)Mais Informações e Ingressos: 91 981123688 (WhatsApp)


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00