Escolas se preparam para a volta às aulas

Written by on 13 de julho de 2025

Alunos das redes particulares de Belém, Ananindeua e Marituba retornam às aulas nesta segunda-feira (14), após um recesso escolar mais curto do que o habitual. O período de férias de julho, que tradicionalmente se estende por quatro semanas, foi reduzido para apenas duas em razão da readequação do calendário letivo, motivada pelos preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em novembro de 2025.

A medida foi definida em diálogo entre o Governo do Estado e os segmentos da educação privada. Segundo a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe), Beatriz Padovani, todo o planejamento foi feito com antecedência para garantir que o cumprimento da carga horária obrigatória de 200 dias letivos não fosse comprometido.

“Tivemos reuniões constantes com o Governo do Estado desde 2024. Realizamos pelo menos três assembleias até definirmos o calendário, que foi estabelecido em comum acordo e oficializado pelo Decreto nº 4.348, de 26 de novembro de 2024”, afirmou.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

O calendário ficou dividido em dois períodos de recesso: o primeiro, que encerra neste domingo (13), e o segundo, previsto entre os dias 5 e 21 de novembro — justamente à proximidade da COP 30, por questões logísticas e de segurança. A ideia, segundo Padovani, é manter o equilíbrio entre os dois semestres, sem prejuízos ao conteúdo programático. “Foi uma construção feita com muito diálogo”, frisou.

Apesar de o sindicato representar 120 instituições sindicalizadas, a presidente do Sinepe ressalta que o alcance da decisão atinge praticamente toda a rede particular da Região Metropolitana de Belém (RMB). Ela também destacou que cada escola tem autonomia para adaptar sua rotina pedagógica ao novo calendário, sem delimitar uma data padrão para os estudos e aplicações de provas. “Todas as escolas, a partir da notícia da mudança, se programaram de acordo com a sua realidade. Não é uma regra única. Cada instituição organizou seus cronogramas de aula e aplicação de provas conforme seu planejamento interno, respeitando a legislação educacional vigente”.

A readequação foi vista como uma forma de contribuir com o esforço coletivo para a realização da COP 30 em Belém, ao mesmo tempo em que garante segurança e organização para pais, alunos e toda a comunidade escolar. “Essa medida também é uma forma de incentivar e apoiar a realização da conferência no Estado. É uma iniciativa que leva em conta o bem-estar e a segurança dos nossos estudantes”, concluiu Padovani.

Alunos da rede municipal de Belém também retornam às salas nesta segunda

Segunda-feira (14) os alunos da rede municipal de Belém voltam às aulas com uma recepção especial na Escola Municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco. O evento, que marca oficialmente o início do segundo semestre letivo, será também um momento simbólico de valorização e cuidado com os estudantes. Durante a programação, a Prefeitura de Belém vai realizar a entrega oficial dos novos uniformes e anunciar, em primeira mão, os kits escolares que serão distribuídos nas escolas. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em garantir estrutura, incentivo e acolhimento para as famílias.

Ao todo, serão distribuídos 60 mil kits de uniformes para estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de mais de 1 milhão de itens escolares ao longo do semestre. A ação demonstra a prioridade dada à educação e investe diretamente na autoestima e no bem-estar dos alunos.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!