Escola de samba ensaiam para fazer bonito na passarela

Publicado em 21 de janeiro de 2023

O desfile das escolas de samba do grupo especial do carnaval de Belém acontece apenas nos dias 11 e 12 de fevereiro, mas a folia já toma conta das agremiações. A três semanas do evento, os ensaios nos barracões e ruas são intensos para fazer bonito na passarela do samba, na Aldeia Cabana David Miguel, no bairro da Pedreira.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas da Batucada, atual campeão do Carnaval, título conquistado em 2020, último desfile antes da pandemia, tem usado a frente do barracão, na travessa Angustura, para sincronizar a bateria. “A escola tem 150 ritmistas, que estão ensaiando desde o início de dezembro. A sincronia entre todos instrumentos dessa ala precisa agradar e agitar com muito ritmo”, disse Jacó Machado, vice-presidente da Piratas da Batucada.

A escola também tem intensificado a construção dos carros alegóricos, outra importante ala para dar vida ao samba enredo, que na edição deste ano terá como o tema “Um redenzvous de grandes mulheres”. “Estamos nos dedicando em nossos carros, para que possa representar e fazer uma bela homenagem às mulheres, que tem conquistado cada vez mais espaço numa sociedade patriarcal”, completou Jacó Machado.

RANCHO

O ensaio do Grêmio Recreativo Rancho Não Posso me Amofiná sai pelas ruas do Jurunas, em trio elétrico que arrasta não apenas os brincantes da escola, mas também os fãs de carnaval. “Estamos ensaiando nesse estilo desde dezembro, para logo envolvermos a comunidade e alinhar nossas passistas, bateria e harmonia”, disse Letícia França, vice-presidente do Rancho.

Presidente Vargas terá interdição do trânsito no domingo

Para o desfile da agremiação, marcado para acontecer no dia 11, com tema que irá homenagear a ilha do Marajó, a direção afirmou que as alegorias e fantasias já estão prontas para os brincantes brilharem na avenida. “Iremos fazer um belo desfile representando toda a riqueza do nosso Marajó, que é uma característica do Rancho”, completou Letícia França.

REENCONTRO

Mas, os ensaios também marcam o reencontro dos brincantes com o carnaval, uma vez que o desfile estava suspenso devido à pandemia da Covid-19. “Sou “ranchista” desde criança e fã de carnaval, uma saudade enorme desse evento. Então, estou curtindo desde os ensaios, imagina no dia do desfile”, contou Raimundo Queiroz, 58 anos.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

03:00 08:00