Entenda o desvio para construção de viaduto na Independência
Written by on 18 de novembro de 2024
As obras para melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém já iniciaram. Com isso, os condutores precisam ficar atentos aos desvios e mudanças no trânsito que estão sendo feitas.
Nesta segunda-feira (18), o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciou mais uma etapa da construção do viaduto na Avenida Independência com a rodovia BR-316, que seguirá até o dia 24 (domingo) deste mês. A obra vai realizar o içamento das vigas de sustentação, primeiramente no sentido de entrada da capital. A partir do dia 24 até o dia 29, no sentido de saída de Belém.
Com a finalidade de que o serviço seja feito com mais segurança, o fluxo foi desviado para a Avenida Independência.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
O desvio
Ao entrar no desvio pela Independência, o condutor deve pegar o primeiro retorno e acessar a Passagem Dona Ana para voltar à BR-316. O semáforo na esquina da Dona Ana com a BR-316 foi desativado durante o período da obra para dar fluidez ao tráfego. O retorno no trecho também foi realocado. Equipes do Departamento de Trânsito (Detran) apoiam pedestres e condutores de veículos na área.
Como fica o trânsito durante o serviço?
Desvio 1
Mudanças no sentido entrada em Belém (de 18 a 23/11) – todos os veículos desviados para a Avenida Independência. Pegam o retorno mais próximo para acessar a Passagem Dona Ana e voltar à BR-316. A saída da capital permanece a mesma, em duas faixas de asfalto.
Desvio 2
Mudanças no sentido saída de Belém (de 24 a 29/11) – todos os veículos devem pegar o desvio, usar a contramão para passar pelo trecho em obras e retornar para a pista de saída. A entrada em Belém na primeira e segunda etapa dos serviços será pela Independência, com retorno pela Passagem Dona Ana até a BR.
A obra
Com 30% das obras executadas, o viaduto da Avenida Independência terá 740 metros e possibilitará o acesso à Rodovia BR-316, no sentido saída da capital, sem precisar fazer o retorno. Também vai permitir aos condutores que estejam no sentido Marituba o acesso direto pelo elevado à Avenida Independência.