Enem: confira dicas sobre o que fazer neste final de semana
Written by on 27 de outubro de 2023
E aí, caro candidato? Já sabe o que vai fazer no final nesse final de semana? O DOL no ENEM desta sexta feira chega em ritmo de “sextou!”, com dicas valiosas para você que está em dúvida sobre como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vou logo te adiantar: refazer simulados já feitos por você pode ser um caminho muito bom.
Conversamos com a professora Laira Barros, de língua portuguesa e redação, e ela nos explicou que, para o final de semana, o melhor caminho é revisar os simulados já feitos e focar nas questões que o candidato errou. Essa, segundo ela, é uma forma bem assertiva de revisar o conteúdo em um curto intervalo de tempo, já que, o final de semana também é para relaxar.
“A prova do Enem é temida por muitos alunos e isso se deve a vários fatores, entre eles: o tempo para a resolução das questões, a proposta de redação, os longos textos encontrados nas provas. Então, é importante que neste final de semana o aluno revise com cautela os últimos simulados que realizou – tentando entender as questões que errou – para que possa fazer uma revisão ativa e direcionada na última semana que antecede o Enem. Ou seja, ao detectar o que errou, o candidato poderá ainda fazer revisões breves desses assuntos ou até mesmo tirar dúvidas com os seus professores, dessa forma, ele conseguirá trabalhar a autoconfiança”, explica.
Escreva textos dissertativos e seja estrategista!
A professora ainda destaca a importância de escrever textos dissertativos de olho na redação, uma das provas mais importantes do exame, que é considerada uma competição à parte. Resumindo, o aluno precisa ser um estrategista!
“Quando penso na prova do Enem, costumo dizer aos alunos que a aprovação mora nos detalhes. Ou seja, o candidato precisa ter convicção das melhores estratégias de prova e dominá-las. Dessa forma, ele comete poucas falhas ao realizar o exame. E uma das principais estratégias para a aprovação é uma revisão direcionada – que deve ser baseada na resolução de exercícios e na escrita consciente da redação – fundamentada nas cinco competências solicitadas pelo Enem. Sendo assim, o aluno pode, até sexta-feira, resolver questões por habilidades, tirar dúvidas pontuais com os professores”, orienta.
Controle mental é primordial
Aspectos como a respiração e controle da ansiedade e concentração são primordiais para a preparação e também na hora da prova. O descanso durante o final será muito útil para aumentar a autoconfiança do candidato.
“Você deve treinar técnicas de concentração – como a de respiração -, revisar com cautela as correções das redações que escreveu e ler pontos importantes dos principais eixos temáticos que podem ser cobrados no Enem. E, no sábado, é interessante que o aluno passe um dia tranquilo, ao lado de amigos, de familiares, das pessoas que ama. Um bom descanso e uma boa dormida na véspera da prova serão fundamentais para aumentar a autoconfiança do aluno, o que será muito benéfico”, completa.
Quer saber mais notícias de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Gêneros textuais devem cair
Com 10 anos de experiência no Enem, Laira destaca alguns pontos importantes para a prova de linguagens. Os gêneros textuais merecem muita atenção, já que são recorrentes no exame.
“A última semana de prova é muito importante para o candidato que fará o Enem, então, ter ciência do que esperar nesse exame é o que fará toda a diferença na hora de resolver as questões. Na disciplina de Língua Portuguesa, o aluno pode relembrar as características dos gêneros textuais que mais se repetem no Enem, como a resenha crítica, a reportagem, a crônica, a notícia, o artigo de opinião. Além de reforçar o estudo sobre: as funções da linguagem, a variação linguística, a diferença entre norma culta e norma padrão, a organização e composição de um texto”, indica.
Treine para ser seguro na redação
Já na redação, a professora aconselha que o candidato atente para o que o corretor da prova quer ler. Os argumentos, o repertório produtivo e a proposta de intervenção precisam estar bem respaldados. Laira indica que a chave é prestar atenção nas técnicas. Sim, são técnicas!
Nessa disciplina temida por muitos, o candidato deve escrever uma redação “protegida”, ou seja, o candidato deve escrever aquilo que o corretor deseja ler (os argumentos, os repertórios produtivos, uma proposta de intervenção que resolva os problemas sugeridos pelo candidato no texto), não há mistério nesse texto, há técnicas! Então, cada competência deve ser dominada pelo aluno para que ele sinta segurança ao escrever sobre qualquer tema.
DOL no ENEM
O DOL no Enem é um projeto do portal DOL para ajudar os alunos com dicas importantes nessa semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Todos os dias, teremos conteúdos para, de alguma forma, ajudar o estudante que ainda está em dúvida sobre alguns aspectos do teste.
Leia os últimos textos da série:
Fique de olho! Aulões dão dicas e macetes para prova do EnemAinda dá para estudar para o ENEM? Professor explica!