Empresas devem ser espaços de construção coletiva
Written by on 19 de novembro de 2022
Quando se fala em comportamento
empreendedor, não é incomum relacionar o termo, de imediato, à liderança do
negócio. Mas a verdade é que o desenvolvimento de habilidades comportamentais
que visem alavancar os resultados da empresa conforme o plano de negócios
estabelecido também pode e deve estar presente entre os colaboradores e demais
pessoas que fazem o negócio. Cabe à liderança potencializar essas atitudes no
seu time.
A gerente da Unidade de Relacionamento
Empresarial do Sebrae no Pará, Leda Magno, explica que o comportamento
empreendedor pode estar presente em diferentes ambientes, incluindo, claro, o
ambiente empresarial. Nesse caso, o foco está no papel da liderança, no quanto
é importante para o negócio ter um líder que influencia, que motiva, que gere
adequadamente uma plataforma de mercado e conexões, mas não se pode esquecer
que, dentro desse perfil, o colaborador também pode ter esses elementos
presentes. “É quando a gente fala do empreendedorismo intraorganizacional, que
é o colaborador que tem uma produção, uma entrega e uma eficiência e que
consegue alavancar os resultados da empresa a partir desse comportamento que
ele vem desenvolvendo. Então, as lideranças precisam, também, potencializar
essas atitudes de seus colaboradores para que o processo se alinhe e seja
direcionado dentro daquele objetivo organizacional”.
Para entender melhor de que atitudes são
essas, é preciso compreender, antes de tudo, o que caracteriza o tão falado
comportamento empreendedor. Leda Magno considera que falar de comportamento
empreendedor é falar de características comportamentais que são inerentes ao
ser humano. “Algumas delas são exercitadas com mais evidência no dia a dia, por
situações que você experimenta e que vão se desenvolvendo ao longo dos anos.
Então, a gente tem dez características comportamentais que embasam esse
comportamento empreendedor”.
A primeira delas é a busca de informações,
quando o empreendedor busca entender o que está acontecendo no mercado, busca
entender o tipo de negócio que está trabalhando, as tendências, o que está na
moda e o que o consumidor prefere consumir. “Todas essas informações, sejam
elas de conhecimento de gestão ou gerenciamento, auxiliam o empreendedor em uma
segunda característica, que é o processo de planejamento e monitoramento”,
relaciona. “Quando você tem informações, você começa a planejar com aquelas
informações que você possui, fazendo com que todo o processo passe a ser
revisado constantemente porque você monitora. Se aquela estratégia que você
colocou para posicionar um produto ou serviço está embasada por essas
informações, você toma decisões baseadas em fatos, em evidências que lhe dão
segurança e permitem você conduzir outra característica comportamental que é
correr risco de forma calculada”.
Adotando esses comportamentos, o
empreendedor passa a ter um processo em que informações gerenciais dão suporte
e balizam a sua condução na tomada de decisão. Nesse contexto de mercado, ele
também acaba atuando com oportunidades, que é outra característica esperada. “O
empreendedor vê em uma dificuldade, necessidade ou desafio, uma oportunidade de
agregar valor ao que ele já faz, mas também de abrir o próprio negócio ou
reposicionar o seu negócio”, considera Leda. “Então, são características
comportamentais que evidenciam e que geram resultado porque ele passa a
exercer, também, um comportamento mais relacional. Ele se aproxima de grupos
sociais, de potenciais fornecedores, de clientes, de parceiros e começa a
estabelecer um network e isso auxilia, também, que ele feche e cruze negócios”.
Nesse sentido, o comportamento empreendedor
está ligado a elementos comportamentais que estão presentes e que vão sendo
aprimorados, desenvolvidos mediante situações vivenciais, ou seja, na prática.
“Quanto mais oportunidades você tem como empresário, como empreendedor e como
potencial empresário de exercer esses comportamentos, mais evidente e melhor é
o resultado para o seu negócio”, avalia Leda Magno, ao relacionar os efeitos
gerados quando esse comportamento também é estimulado entre os colaboradores.
“Aí a gente fala do gerenciamento do negócio. Uma empresa não se sustenta em
uma única pessoa, a gente sempre fala da importância de se estruturar a gestão
do negócio também pelo elo das pessoas. Uma empresa é envolta por pessoas e
elas, em sua complexidade, precisam entender, se apropriar dos conceitos,
analisar a missão da empresa e, a partir daí, estruturar esses processos e dar
o monitoramento e o suporte necessários para que cada um, dentro das suas
rotinas, possa fazer as suas entregas devidamente como está dentro do
planejamento da empresa”.
EMPREENDEDOR
Confira as 10 maiores características do
empreendedor, segundo o Sebrae.
1. Iniciativa e busca de oportunidades
2. Persistência
3. Correr riscos calculados
4. Exigência de qualidade e eficiência
5. Comprometimento
6. Busca de informações
7. Estabelecimento de metas
8. Planejamento e monitoramento
sistemáticos
9. Persuasão e rede de contatos
10. Independência e autoconfiança
Fonte: Sebrae. Disponível em:
https://www.sebrae. com.br/sites/PortalSebrae
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