Dia do Hambúrguer: sabor da brasa conquista consumidores
Written by Redação on 28 de maio de 2025
Hoje, 28 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. Com origens incertas – mas provavelmente remetente à Mongólia, no fim da antiguidade e início da idade média – , o alimento foi levado à Europa no período de conquistas e se aperfeiçoou na Alemanha onde, no século XIX, foi inicialmente chamado de bife de Hamburgo. Daí deriva-se o nome atual, hambúrguer, que na verdade ficou ainda mais popularizado nos Estados Unidos.
As variações e o jeito mais americanizado de se produzir a iguaria ganhou o mundo e em Belém não poderia ser diferente e, hoje em dia, a cidade possui uma cena de tradicionais e iniciantes empreendedores que têm se dedicado à produzir o produto e almejar o sucesso financeiro por meio da gastronomia.
ESPECIALIDADE
Esse foi o caso do fisioterapeuta Dionatan Vinchiguerra, 25, que montou uma hamburgueria na travessa Barão do Triunfo, no bairro do Marco. “Eu gosto muito da pegada de churrasco. E aí eu vi que em Belém têm muitas hamburguerias, só que poucas se diferem no quesito de fazer hambúrguer diretamente na brasa. Então eu pensei nessa possibilidade, idealizei o projeto e a gente está aí há mais de um ano já”, conta.
Paranaense, que já residiu no Rio Grande do Sul também, Dionatan conta que o cardápio foi focado em tentar abrasileirar o sabor da iguaria e que este é o diferencial proposto pelo estabelecimento. “A nossa carne é 100% carne, a gente não coloca nenhum aditivo, então a gente basicamente monta o blend, que é a carne de 150g, jogamos sobre a brasa e temperamos em cima da brasa, como se fosse um churrasco gaúcho mesmo, diretamente com sal temperado, que aí é a nossa especialidade também”, revela.
Quer saber mais notícias de gastronomia? Acesse nosso canal no Whatsapp
PROCEDÊNCIA
Morador de passagem da capital paraense, o mineiro de Itajubá, Wagner Rosa, 53, afirma que o hambúrguer é o mais gostoso e diferente do Brasil. “Eu como um bom mineiro, né? Apreciador das comidas mineiras, mas Belém foi um local que eu vim pela primeira vez, gostei demais. O tempero, a qual eu sou até cúmplice em falar. O hambúrguer de vocês aqui é de melhor qualidade”, opina.
Antônio Cláudio Coimbra, 63, arquiteto, afirma que é importante conhecer a procedência do hambúrguer antes de consumi-lo para evitar danos à saúde. “Assim, não é um alimento que você tem que comer todos os dias, né? Mas, esse daqui é um alimento que eu conheço, tem qualidade, sei como é que ele produz e é uma garantia certa de uma boa alimentação”.