Detran instala semáforos na rotatória do 40 Horas
Written by on 19 de junho de 2024
As obras de readequação na rotatória do 40 Horas, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), continuam aceleradas. Ontem (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou a instalação de seis grupos de semáforos. A sinalização é essencial para orientar o tráfego de motoristas e pedestres nas vias do cruzamento.
Os semáforos são instalados nos dois sentidos da avenida Independência com a avenida Hélio Gueiros, e também no cruzamento da Rua dos Trabalhadores. Os equipamentos ainda passarão por instalação elétrica e testes de segurança para entrarem em operação nos próximos dias.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Haja paciência! Trânsito de Belém está cada vez mais lentoBelém teve 266 mil multas de trânsito aplicadas em 2023
A intervenção na antiga rotária é uma obra do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). O objetivo é ampliar a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre Belém e Ananindeua.
“Com a conclusão do projeto, prevê-se uma redução significativa nos congestionamentos diários, proporcionando um deslocamento mais ágil e seguro para os cidadãos que transitam pela região. A revitalização da sinalização também contribuirá para uma melhor orientação dos motoristas, minimizando riscos de acidentes e melhorando a eficiência do transporte público e privado”, informou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.
Quer ler mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
SINALIZAÇÃO
O Detran é responsável pela elaboração do projeto e infraestrutura de trânsito, que inclui ainda a engenharia técnica de retornos e implantação da sinalização vertical e horizontal. Os semáforos são de três tempos e possuem contador regressivo e repetidores, com focais exclusivos para pedestres.
“Os equipamentos contam com tecnologia de câmeras de contagem de veículos e sistema para operação remota, com programação do tempo de acordo com o horário e volume do tráfego”, explicou o coordenador de Engenharia de Trânsito do Detran, Jorge Lima. Segundo ele, os serviços serão complementados com sinalização horizontal e vertical, que deverá iniciar em breve, finalizando a etapa de intervenção de trânsito. Dois retornos na avenida Independência foram readequados para permitir a inversão do sentido da circulação dos veículos.