Desafio Valorant: inclusão feminina e o combate ao machismo

Publicado em 17 de maio de 2024

O machismo no mundo gamer é um fenômeno amplamente discutido, refletindo a desigualdade de gênero presente na sociedade como um todo.

Esse comportamento se manifesta de diversas maneiras, incluindo a hostilidade e assédio direcionados às jogadoras, a sub-representação feminina em papéis de liderança e desenvolvimento de jogos, e a perpetuação de estereótipos de gênero através dos conteúdos dos jogos.

Embora a indústria dos games tenha crescido significativamente e se diversificado na última década, ainda há uma prevalência de atitudes e práticas machistas que afetam negativamente a experiência das mulheres nesse meio.

A conscientização e o combate a esses comportamentos são essenciais para promover um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos os jogadores e jogadoras. E essa é a missão da Studio Games Girls no Desafio Valorant, em Belém



“Nós queremos acabar com a cultura machista no mundo gamer. Só quem é mulher sabe como sofremos neste meio. Tanto nos jogos normais quanto no cenário competitivo. Este é o maior desafio. Eu já passei por situações onde sofri preconceito. É chato, pois desanima a gente. Muita gente pensa até que estamos jogando para arrumar namorado, para dar em cima de outras pessoas, mas só queremos jogar e nos divertir”, destacou Letícia Megumi, de 26 anos, capitã do Studio Games Girls.



O Studio Games Girls, inclusive, é a única equipe feminina inscrita no Desafio Valorant Powered by DOL. Letícia tem um sonho, que é fortalecer cada vez mais a presença feminina no mundo gamer no Pará.

“Temos uma grande responsabilidade, pois estamos representando a comunidade feminina da região. Por isso estamos aqui, queremos incentivar novas meninas a participarem deste cenário competitivo”, ressaltou.



A Studio Games Girls venceu a primeira partida contra a iPhone Tech pelo placar de 13 a 8, após dominar o duelo desde o começo, quando abriu 5 a 0.

Neste sábado (18), as meninas jogam contra a equipe masculina da Studio Games. Uma vitória às coloca nas semifinais do torneio.

Confira a equipe:

Letícia Megumi (Meg)Carla Salheb (Carla)Luiza Rothstein (Amity)Alice Tanoue (Xuto)Maira Silva (Memel)

Carla foi a MVP da partida com 25/8. Ela conversou com a equipe após a partida.

“Foi um jogo bem pegado. Eu já estava contando com a derrota. Fiquei surpresa com o nosso desempenho. Foi ótimo. Eu joguei diferente do que costumo. Agora é focar nas semifinais”.




Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Brega Pai d´égua

18:00 19:00

AO VIVO!

Brega Pai d´égua

18:00 19:00