CRM convoca reunião sobre PSM da 14 sem presença da prefeitura
Written by Redação on 30 de abril de 2025
Na tarde desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Belém emitiu uma nota de repúdio contra o Conselho Regional de Medicina (CRM-PA), após ter sido excluída da reunião com o órgão sobre o Hospital Municipal Mário Pinotti.
No texto, a Prefeitura classifica como falta de noção ética e educação em não convocá-la para os debates.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Igor Normando apresenta prioridades de gestão para Belém
- Belém disponibiliza cartilha com orientações sobre a mpox
Leia a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Belém repudia a atitude do Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) por promover uma reunião e convocar uma entrevista coletiva com representantes de diversas instituições para falar sobre o Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM da 14 de Março) sem ter a educação e noção ética de convocar a Prefeitura de Belém para o debate.
É inadmissível, além de ser vergonhoso, que o CRM-PA convoque uma discussão com diversas instituições e órgãos fiscalizadores, deixando de fora a parte mais interessada e, principalmente, a que de fato é responsável por gerenciar a unidade de saúde em questão nessa reunião: a Prefeitura de Belém.
A atitude vergonhosa também se estendeu ao secretário executivo de imprensa, Mauro Neto, que foi impossibilitado de acompanhar a discussão como ouvinte. Isso demonstra claramente interesses políticos, não pela solução dos problemas existentes, que não começaram nesta gestão, mas que estão presentes há anos. O próprio CRM sabe disso de forma irrefutável.
A Prefeitura de Belém não esconde as dificuldades e a realidade da crise da saúde que se instalou na capital, um rombo financeiro na saúde pública de mais de R$ 200 milhões deixado pela gestão anterior e que colocou a cidade nas últimas posições do ranking da Atenção Básica de Saúde, no Pará. Contudo, repudia que o CRM-PA esteja tratando um assunto tão sério como barganha política de péssima qualidade.”