Cortejo Visagento sai às ruas de Belém no Dia das Bruxas
Publicado em 29 de outubro de 2024
O dia das bruxas é cercado de histórias assustadoras, misturando o fantástico com um pouco de terror. Na Amazônia, os encantados e entidades das matas fazem com que o clima mude, reforçando a cultura da região.
Nesta quinta-feira (31), as ruas de Belém serão assombradas pelo VI Cortejo Visagento, evento organizado pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB), que promete unir moradores do bairro do Guamá e de outras partes da cidade em um ato de valorização cultural e ambiental com um toque sobrenatural. A concentração do cortejo ocorrerá a partir das 18h em frente ao Cemitério Santa Izabel, um dos maiores da capital.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Com o tema “O Canto que ecoa nas florestas queimadas”, o evento deste ano homenageia o pássaro uirapuru e pretende promover reflexões sobre questões ambientais e preservação das matas, especialmente próxima a COP 30, que será realizada em Belém em novembro de 2025. O cortejo busca despertar na população a consciência sobre a preservação da Amazônia, inspirando-se nas belezas e mitos da região.
Além disso, o VI Cortejo Visagento reforça o sentimento de pertencimento e identidade cultural do Guamá, destacando a ancestralidade e o rico folclore amazônico. A valorização da história e da produção artística local se alinha com o trabalho do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, que, em parceria com o cortejo, promove a leitura e a cultura popular na comunidade.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A rota do evento incluirá a Rua Paes de Souza, Rua Caraparu e a Travessa Liberdade de Castro, finalizando na Praça Benedito Monteiro. A organização tem a expectativa de reunir entre 2.000 e 2.500 participantes, consolidando o evento como uma celebração do Dia das Bruxas à moda amazônica, com foco em temas relevantes e na valorização da cultura local, assim como ocorreu com outras edições do evento.
Para participar, você pode comparecer na concentração que ocorre no cemitério de Santa Izabel usando fantasia ou não.