Confira dicas para melhorar o treino e a alimentação
Written by on 26 de dezembro de 2024
No fim de um ano muita gente costuma traçar diferentes objetivos para os 12 meses seguintes. Mudar de emprego, trocar de carro e ir morar em outro bairro são alguns exemplos. Mas há também aqueles que possuem como metas fazer exercícios físicos e melhorar o condicionamento corporal para abandonar o sedentarismo. Mas não basta só querer. É preciso ter comprometimento e disciplina para uma nova rotina de vida.
O educador físico Jefferson Martins ressalta que é importante a pessoa saber de algumas orientações antes de planejar o início de qualquer atividade física, caso queira começar o ano com o projeto de fazer academia. A primeira recomendação é estar com os exames em dia, como por exemplo o cardiológico.
Leia mais:
- Saiba como a Menopausa afeta o peso e a saúde das mulheres
- Ressaca de fim de ano: saiba como aliviar o mal-estar
“É importante estar com estes exames atualizados, pois a partir daí vamos poder definir que tipo de exercícios a pessoa está apta a fazer e mensurar as atividades, sem ultrapassar os limites do corpo daquela pessoa”.
Além disso, Jefferson alerta sobre os riscos de as pessoas fazerem atividades físicas sem a orientação profissional adequada, o que pode resultar em problemas a curto e longo prazos para a saúde. “O educador físico faz toda a preparação do aluno, conforme a necessidade dele. Muita gente faz atividade física, com exercícios às vezes muito pesados, sem a devida orientação profissional. O resultado disso é que podem surgir diferentes lesões, como nos joelhos e nos ombros”.
Quer ler mais notícias de Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Os benefícios para quem quer iniciar o ano com o pé direito nas atividades físicas são os mais variados. Além de melhora no condicionamento corporal e maior disposição física, o personal Jefferson Martins observa entre os alunos outros benefícios para a saúde.
“A longo prazo vemos que as pessoas têm um aumento na autoestima e ficam mais motivadas. Muitos procuram aqui a academia para diminuir a ansiedade e depressão e alcançar um estilo de vida mais saudável. É uma série de benefícios, como ganho de massa muscular e controle ou perda de peso.”, comenta o educador físico.
Um exemplo é o da aposentada Joana Ferreira, 61 anos. Há oito meses ela começou a frequentar a academia todos os dias pela tarde, com o objetivo de começar o ano de 2025 focada na melhoria da saúde e bem-estar físico. Antes disso, a aposentada explica que ficava sedentária onde mora e que isso trazia uma série de desconfortos, como dores pelo corpo quando fazia algum tipo de movimento mais brusco.
“Eu procuro me exercitar diariamente porque busco deixar a saúde em dia. Antes, eu chegava em casa e ficava assistindo televisão a tarde toda. Eu estava adoecendo porque comecei a sentir meu corpo mais frágil. Foi aí que procurei ajuda profissional do educador físico para poder fazer atividades físicas, como academia. Hoje me sinto mais forte e não tomo mais medicamentos para dores”.
Alimentação
Além de uma rotina envolvendo atividades físicas, é importante também seguir uma alimentação balanceada. O nutricionista clínico Fernando Leite explica que é preciso focar nas mudanças que sejam mais significativas, realizando de forma gradual o maior consumo de alimentos naturais para que o organismo tenha aceitação dos novos hábitos alimentares, caso a pessoa não tenha o costume de consumir alimentos in natura.
“Não adianta a gente tentar modificar tudo 100% da noite para o dia. A dica é ir substituindo gradualmente alimentos industrializados ou ultraprocessados pelos alimentos naturais. Isso gera mudança de comportamento”.
Para quem quer começar o ano fazendo alguma dieta, o especialista alerta que jamais deve ser feita sem orientação de nutricionista e que há diferentes tipos de dietas, conforme o organismo e necessidade de cada um. Por exemplo, para quem quer perder peso, dietas muito restritivas podem trazer riscos e efeitos colaterais maléficos.
“Uma dieta mal calculada pode fazer com que você tenha perda acentuada de massa muscular e fazer com que hormônios saiam dos eixos. Ou seja, existem hormônios que vão ser muitas vezes produzidos em maior ou menor quantidade de acordo com a oferta de alimentos. Então, a dica é procurar uma dieta que atenda às necessidades e não simplesmente tentar qualquer dieta. O que deu certo para um amigo, pode não funcionar com você”.
Fernando ressalta que uma vida saudável envolve três pilares, que são a prática de atividade física, ter sempre uma boa noite de sono e cultivar bons hábitos alimentares. O nutricionista ressalta que se alimentar de forma balanceada ajuda a prevenir doenças, restabelecer a saúde e fortalecer o sistema imune.
“Tudo influencia em nosso bem-estar, desde a quantidade de água que consumimos até a caminhada que fazemos. É fundamental que a gente consiga organizar tudo aquilo que for importante na nossa vida para 2025. A gente tem que pensar a curto, médio e longo prazos e saber quais objetivos queremos, com o nutricionista ajudando nesse processo”, afirma Fernando Leite para quem quer entrar no ano novo focado na qualidade da alimentação.