Com 130kg e 91 anos, Francisco Cuoco enfrenta saúde delicada

Written by on 19 de maio de 2025

Quem vê os olhos azuis de Francisco Cuoco brilhando nas lembranças de seus papéis marcantes talvez não imagina que o astro da teledramaturgia brasileira vive hoje um capítulo bem diferente e delicado da sua história. Aos 91 anos, o ator que eternizou personagens inesquecíveis, como o Cristiano de Selva de Pedra (1972) e o Herculano Quintanilha de O Astro (1977), enfrenta sérios problemas de saúde e já não vive o glamour dos estúdios de gravação.

Cuoco mora atualmente com a irmã, de 86 anos, em um apartamento na zona sul de São Paulo, longe da mídia. De acordo com reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, o ator está com cerca de 130 quilos, tem as pernas inchadas, os pés arroxeados e depende de cuidadores para realizar tarefas básicas do dia a dia, como se levantar da cama ou tomar banho. Uma sonda nasal o ajuda na alimentação. A locomoção, antes tão leve nos palcos e diante das câmeras, agora exige ajuda constante. “Tenho alguns problemas de saúde, de locomoção. Mas é suportável”, disse ele ao jornal.

Leia mais:

A fala, mesmo direta, carrega a profundidade de quem já protagonizou muitas vidas em cena. E mesmo que o interesse pelas novelas tenha diminuído: “Vejo jornal, alguma reportagem interessante, mas perdi o interesse nas novelas”, Cuoco ainda guarda uma conexão especial com a arte. “Assisto filmes, mas não sempre. Eles são muito longos”, comentou com bom humor.

E é justamente essa conexão com a arte que será celebrada nos próximos dias. A TV Globo prepara um episódio especial do programa Tributo, que vai homenageá-lo. As gravações ocorreram em julho do ano passado, quando o estado de saúde do ator ainda permitia a visita da equipe da emissora à sua casa.

Quer ler mais notícias de Fama? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Francisco Cuoco relembrou com emoção sua carreira, mesmo com as falhas naturais de memória que vêm com a idade: “Lembro direitinho. É chocante, foram muitos encontros, muitos achados na teledramaturgia. Foi muito bom. Eu não sei o que seria da arte sem esses momentos preciosos”, disse, antes de soltar uma risada nostálgica: “Eu era especial. Tenho fotografia da época, e vejo que era um ‘galãzura’ mesmo.”

Com uma carreira sólida que atravessa gerações, Cuoco também foi símbolo de uma era em que as novelas brasileiras dominavam o horário nobre e construíam mitos. Com sua voz grave, olhar penetrante e presença magnética, ele se tornou referência para muitos atores e atrizes que vieram depois.

Mesmo diante das limitações atuais, ele fala sobre o passado com gratidão e sobre o futuro com uma sabedoria admirável: “Sei que não foi à toa. Foi baseado em empenho, em entrega, em busca de igualdade. Passaram-se anos e experiências foram acumuladas. Eu perdia tempo, mas depois obtinha resultado. Foi bom. Agora quero tocar o barco. O próximo resultado está à frente.”


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Amor Sem Fim

22:00 24:00

AO VIVO!

Amor Sem Fim

22:00 24:00