Coleta seletiva ganha espaço em iniciativa de conscientização Ambiental em Belém

Written by on 17 de julho de 2025

Com o compromisso de fortalecer práticas sustentáveis e fomentar a conscientização ambiental entre seus associados, funcionários e a sociedade em geral, o Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA) deu início a uma importante iniciativa voltada à preservação do meio ambiente. Em parceria com a Associação A Reciclananin, o sindicato implantará, a partir de 1º de agosto, um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos produzidos em sua sede, localizada em Belém.

O projeto é parte das ações da entidade voltadas à responsabilidade socioambiental, tendo como inspiração a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro deste ano na capital paraense. A iniciativa se alinha às metas globais de sustentabilidade, refletindo o papel ativo do sindicato na construção de uma sociedade mais consciente e engajada nas questões ambientais.

Em reunião realizada na última quarta-feira (16), representantes do SINDMEPA e da Associação A Reciclananin definiram os primeiros passos do projeto, que funcionará inicialmente em caráter piloto na sede administrativa do sindicato, com o objetivo de ser expandido futuramente para todos os médicos sindicalizados.

“Essa é uma ideia da diretoria que vem sendo pensada há algum tempo e, com a COP30 se aproximando, vimos o momento ideal para dar início ao projeto. A partir do dia 1º de agosto, começaremos a coleta seletiva aqui na sede, com apoio da A Reciclananin, que fará a coleta quinzenalmente. Após esse período inicial, queremos ampliar a ação e envolver diretamente os médicos associados”, destacou o diretor de organização do SINDMEPA, Dr. Emanuel Oliveira.



Antes do início da coleta, os funcionários do sindicato passarão por um treinamento especial, previsto para o dia 31 de julho, com foco em educação ambiental e práticas adequadas de separação de resíduos. Os materiais inicialmente coletados serão papel, plástico, metal, óleo de cozinha usado e resíduos eletrônicos.

A Associação A Reciclananin, parceira da iniciativa, é uma entidade reconhecida por seu trabalho social e ambiental na região. Criada formalmente em maio de 2023, e foi contemplada com patrocínio do Rock in Rio. A entidade atua diretamente com catadores e promove ações de educação ambiental voltadas à valorização do trabalho de base e ao fortalecimento da economia circular.

“Essa parceria com o SINDMEPA é fundamental não só pelo material reciclável em si, mas pela conscientização que ela promove. Reciclar é uma responsabilidade de todos nós, e cada pequeno gesto conta na luta contra os impactos ambientais”, afirma João Amorim, presidente da Reciclananin.

Edna da Silva, secretária da associação, reforça que o trabalho vai além da geração de renda: “Nosso foco é despertar nas pessoas a consciência de que cada ser humano é responsável pelo lixo que produz. Mais do que um ganho financeiro, queremos gerar transformação social e cuidado com o planeta”, concui. 


Faixa atual

Título

Artista