Cientista mirim paraense alcança reconhecimento global
Written by on 18 de julho de 2023
Apenas 11 anos e um universo pela frente. Literalmente? O tempo dirá. Por ora, é certo que a pequena Isabella Gomes, nascida em Belém do Pará, é um destaque mirim no mundo da ciência.
Ela, que é cientista júnior do Instituto Nacional Leva Ciência (Inalc), cientista cidadã da NASA, astronauta análoga, astrônoma amadora, caçadora de asteroides, primeira criança mundial a se tornar astronauta análoga, campeã da criação de foguete virtual e acumula diversas medalhas em olimpíadas científicas nacionais e internacionais, acaba de ganhar mais um reconhecimento.
Veja mais:
Paraense fez parte de missão em Marte… Ou quase; entenda!
Paraense da Nasa terá artigo publicado em revista americana
Isabella foi aprovada pela International Star Kids Awards 2023 e recebeu o prêmio das crianças mais talentosas do mundo, para pequenos que possuem habilidades excepcionais, na categoria Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).
De acordo com a mãe dela, Larissa Gomes, natural de Bragança, nordeste paraense, o reconhecimento veio após análise de certificados, premiações, e conquistas. A partir de então, ela foi selecionada e ganhou o prêmio na categoria que se inscreveu.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
O começo da breve, porém grande, jornada
Ainda segundo a mãe da pequena prodígio paraense, ela demonstra interesse pelas áreas de astronomia, ciência e matemática desde os cinco anos. No entanto, foi na época da pandemia que ela intensificou as buscas pelo conhecimento.
E foi durante as buscas que ela encontrou o Instituto Nacional Leva Ciência (INALC), no Instagram, onde pediu que Larissa a inscrevesse para participar do processo seletivo.
Assim, aos nove anos de idade, ela ganhou a primeira medalha em uma olimpíada internacional, a “Olimpíada BRISCMath”. Desde então, Isabella coleciona 33 premiações dentro e fora do Brasil.
Uma publicação compartilhada por International Star Kids Awards (@internationalstarkidsawards)
Sobre o futuro da pequena cientista, a mãe de Isabella afirma que a filha pretende seguir a carreira na “Engenheira Aeroespacial, e continuar como cientista para desenvolver seus projetos, além de aprofundar seus conhecimentos cada vez mais na área STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, para contribuir de alguma forma com a humanidade e incentivar as crianças, os jovens, principalmente as meninas, sobre a importância de estudar STEAM e fazer ciência”.
Bolsista na escola onde estuda, Isabella tem o incentivo financeiro e social da própria família. A cientista mirim participa também do “Programa Caça Asteroides da NASA”, onde, até o momento, tem 12 detecções, sendo a paraense com mais asteroides detectados em preliminares.
Hoje, Isabella hoje tem 2 projetos científicos dentro do INALC: O Cultivo de Fungos Aspergillus Flavus na Microgravidade e o Mini Lab Steam.
Lá, Larissa afirma que a filha “tem oportunidade de estar em mentorias com mestres e doutores para preparações em feiras científicas”.
Graças ao empenho e às preparações, ela levou o primeiro lugar na Mostramazônia, em Macapá, e foi finalista na Maior Mostra Internacional da América Latina- Mostratec, no Rio Grande do Sul.
Veja a publicação do reconhecimento mais recente na carreira da cientista mirim paraense:
Uma publicação compartilhada por International Star Kids Awards (@internationalstarkidsawards)
A mini paraense, tão jovem quanto excepcional, acredita no poder transformador da educação, como ela afirma nas próprias palavras: “é através dela que vamos conseguir realizar nossos sonhos e transformar o mundo em um lugar melhor”.