Caso de Mal da Vaca Louca no Pará é isolado, diz governo

Publicado em 3 de março de 2023

Um caso suspeito do Mal da Vaca Louca, cientificamente conhecido como Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) , em Marabá, sudeste do Estado, passou a ser investigado em fevereiro pelo pelo Ministério da Agricultura (Mapa), e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Governo estuda nova isenção para pessoas em situação de rua 

Segundo nota emitida pelo Governo Federal, a análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmou, na noite desta quinta-feira (02), que o caso isolado de (EEB) detectado no município de Marabá (PA), na Vila Cruzeiro do Sul, é atípico tipo H. 

Ou seja, o caso foi ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, portanto, não se trata de um caso generalizado.

Governo proíbe o uso de animais em teste de cosméticos  

Dessa forma, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando as providências imediatas, seguindo os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas brevemente. 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou o resultado da amostra ao presidente Lula e destacou que o trabalho conjunto foi essencial para a rapidez do resultado. 

“Ressalto que rapidez, eficiência e a transparência solicitada pelo presidente Lula foi fundamental. Agradeço à nossa equipe e à do governador do Pará, Helder Barbalho, que nos permitiu uma atuação rápida desde a identificação do caso”, disse Fávaro.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

01:00 06:00