CarnaGuamá volta com tradicional baile “Vermelho e Preto”

Written by on 5 de fevereiro de 2024

Quem escolher o município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, no período do Carnaval, vai ter opções variadas para curtir a folia. A prefeitura da cidade organizou uma programação que promete agradar a todos os públicos.

Além disso, o município dispõe de vários pontos turísticos, como rios, balneários, igarapés, casarões históricos, centro cultural e locais para a prática do ecoturismo. Recentemente, a orla da cidade, às margens do Rio Guamá, passou por uma grande intervenção urbana.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

Vai viajar no Carnaval? Confira os preços das passagensVai ficar em Belém? Veja a programação do Carnaval 2024

Serão 4 dias de shows musicais variados com Nadson – o Ferinha, Viviane Batidão, Vitor Fernandes, Fruto Sensual, Miserê, Daniel do Acordeon, Arraial do Pavulagem, Pinduca, além dos tradicionais blocos de carnaval e o concurso Musa do Carnaval 2024. 

A abertura oficial do Carnaval em São Miguel do Guamá acontece no sábado, 10, no palco central montado no Complexo Beira Rio, com o Concurso Musa do Carnaval, com a presença do prefeito Eduardo Pio X, que fará abertura oficial do Carnaval e entregará a faixa para a Musa do CarnaGuamá 2024.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

Antes, acontecem os desfiles das escolas de samba “Unidos do Patauateua” e da “Mocidade Independente de São Miguel”, que fará a sua estreia na avenida. Há mais de 20 anos não nascia uma agremiação de samba na cidade. Em seguida, acorrem os primeiros shows musicais com atrações locais e nacionais.

Baile Vermelho e Preto

O grande diferencial da programação do CarnaGuamá 2024 este ano será a volta do baile Vermelho e Preto, que resgata a magia dos antigos bailes de Carnaval. O evento, que tem um público mais saudosista dos velhos bailes de carnavais, está sendo organizado pelo Clube Recreativo do Flamengo e promete reviver as antigas marchinhas como “Ó Abre Ala”, de Chiquinha Gonzaga, “Allah-La-Ô”, de Haroldo Lobo, “Mamãe Eu Quero”, de Carmen Miranda, e muito mais.

O baile, que estava parado há anos e acontecia na antiga sede do Flamengo, vem com uma nova pegada, mas sem esquecer a tradição dos grandes bailes de Carnaval.

Destaque no Pará

Ao longo dos anos, São Miguel do Guamá vem se destacando no Carnaval paraense pela quantidade de foliões, novidades, organização e segurança, com a participação de cerca de 35 blocos de rua e mais 20 atrações musicais.

A concentração maior de brincantes acontece na avenida Américo Lopes (Corredor da Folia), no domingo, 11, e na terça-feira, 13, onde todos os foliões se reúnem e descem para a Complexo Beira Rio, onde fica montado um palco para os shows musicais, além de ser também o ponto de chegada dos trios elétricos com os bloquinhos de rua.

Na segunda-feira, 12, acontece a união dos blocos de rua com o bloco da Prefeitura, o Mateti, um dos mais esperados do CarnaGuamá. O bloco tem cunho beneficente e todos os valores arrecadados com a venda de abadás serão destinados para ações sociais na Páscoa. Mateti é junção das iniciais das grandes atividades econômicas do município: Madeira, Telha e Tijolo.

Já na terça-feira, 13, é a vez do Bloco dos Mascarados, que tem as famosas marchinhas de carnaval, puxado pela Banda de São Caetano de Odivelas, finalizando com o show do Pinduca e arraial do Pavulagem, no Complexo Beira Rio, sendo os grandes destaques do Carnaval de São Miguel do Guamá. O Bloco dos Mascarados tem 33 anos de existência e foi fundado pelo professor Paulo Lira, uma referência na cultura da região.

Economia

Mas quem pensa que Carnaval é apenas folia, não imagina que a festa popular movimente a economia da cidade. Todos os anos, além da montagem do palco, que gera emprego e renda para os moradores locais, a Prefeitura organiza o “corredor gastronômico” com trailers, food trucks, além de barracas padronizadas, onde são cadastrados mais de 40 vendedores para comercialização de bebidas alcoólicas, comidas típicas, espetinhos, entre outros alimentos. Isso sem contar nos vendedores ambulantes que faturam uma grana extra.

Para este ano, todos os hotéis da cidade já estão com quase 100% de lotação, devido à alta procura de turistas que escolhem passar o Carnaval em São Miguel do Guamá. A organização do evento espera que sejam injetados mais de 1 milhão de reais na economia do município. A estimativa de público durante os 4 dias de CarnaGuamá é de mais de 100 mil foliões da cidade e também vindos de municípios vizinhos.

Carnaval seguro

O Carnaval em São Miguel do Guamá já é considerado um dos carnavais mais seguros do Pará e do Brasil. Em 2023, segundo balanço da Polícia Militar, foi quase zero o número de ocorrências policiais durante os dias de folia. Para este ano, o efetivo estimado é de mais de 400 profissionais, entre policiais civis e militares, bombeiros, brigadistas, homens da Defesa Civil, equipes da Saúde, além de seguranças particulares contratados pela Prefeitura, que irão atuar em vários pontos da cidade.

Como chegar em São Miguel do Guamá? Saindo de Belém por veículo particular, vans ou ônibus (Terminal Rodoviário), segue pela BR-316 em direção à BR-010. O município fica distante cerca de 148 km da capital paraense, o percurso dura cerca de 2h30.

Programação de shows CarnaGuamá 2024:

Baile do Vermelho e Preto: Centro Municipal de Convenções (Cacau Show I) 09.02.24 21h Bloco dos Mascarados: Parque Ambiental. Saída às 13h Puxado pela Banda de São Caetano de Odivelas e Arraial do Pavulagem. Concurso Musa do Carnaval. 10.02.24 Complexo Beira Rio. 22h


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00