Boi caprichoso é o campeão do Festival de Parintins
Written by on 1 de julho de 2024
O 57º Festival de Parintins tem um vencedor! Pelo terceiro ano consecutivo, o Boi Caprichoso foi o grande campeão do festival, vencendo o rival Garantido por uma diferença de apenas um décimo.
Após três noites de apresentações no Bumbódromo, no interior do Amazonas, a agremiação azul alcançou 129,8 pontos, enquanto a vermelha obteve 129,7 pontos. O festival foi transmitido pela A Crítica na TV aberta e pelo canal da emissora no YouTube.
O resultado consagrou o Boi Caprichoso como tricampeão consecutivo, deixando o Garantido, maior vencedor do festival (33 conquistas contra 26), três anos sem vitórias.
Avaliação
Os especialistas avaliaram 21 quesitos das performances dos bois-bumbás, de maneira similar às apurações dos desfiles de escolas de samba no Brasil. As toadas, alegorias e os personagens de cada agremiação podiam receber notas de 0 a 10, incluindo casas decimais para garantir a máxima precisão nas avaliações.
Como funciona o festival?
Durante três dias de apresentações, o Bumbódromo se transforma em um palco dividido entre os lados vermelho e azul. Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar a cada noite. Nove jurados, divididos em três blocos, avaliam as agremiações com base em suas características específicas.
O “Bloco A” avalia os quesitos comuns e musicais; o “Bloco B” julga itens relacionados à cenografia e coreografia; e o “Bloco C” se concentra na parte artística do evento. De cada conjunto de três notas dadas a cada item, a menor é descartada. O boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites é declarado vencedor do festival, semelhante ao sistema de pontuação do Carnaval Carioca.
Quer mais notícias de entretenimento? acesse o nosso canal no WhatsApp
Os 21 itens analisados pelos jurados são: Apresentador, Levantador de Toadas, Batucada/Marujada, Ritual Indígena, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-poranga, Boi Bumbá Evolução (tripa do boi), Toada, Pajé, Povos Indígenas, Taxauas, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica, Vaqueirada, Galera, Coreografia e Organização do Conjunto Folclórico.
Garantido segue como maior campeão
Em 57 edições do festival, o Garantido foi campeão 32 vezes, enquanto o Caprichoso, vencedor das últimas três edições, ganhou 26 vezes. Em 2000, houve um empate. A cada ano, cada boi escolhe um tema para defender nas três noites do evento, com subtemas relacionados à cidade de Parintins, ao estado do Amazonas e à cultura da região. Este ano, o Caprichoso adotou o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, enquanto o Garantido escolheu “Segredos do Coração”.
Composições
Com os temas definidos, os bois lançam anualmente um novo álbum com cerca de 20 novas composições, que podem ser ouvidas nas plataformas digitais.