Belém sedia 17º Encontro brasileiro de Segurança Pública
Written by on 20 de junho de 2023
Durante bate-papo nos jardins do Palácio da Alvorada, ontem, em Brasília (DF), o presidente Lula defendeu que a COP 30, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que vai acontecer em Belém, em novembro de 2025, será diferente de todas as outras. Na transmissão do programa Conversa com o Presidente, Lula observou que, além da chance de trazer o mundo para ver de perto a maior floresta do planeta, a agenda ambiental aproximará a comunidade internacional e os chefes de Estado das pessoas que vivem na Região Amazônica, sobretudo as mais pobres.
PESSOAS
“Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão dos indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”, afirmou Lula. “Sempre que a gente falar da questão ambiental, nós temos que falar das pessoas que moram nessas regiões, que precisam viver dignamente”, sustentou.
DESTAQUE
O colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, informou ontem que o governador Helder Barbalho tem conseguido ampliar sua força dentro do MDB “e já sonha em ser vice de Lula na disputa à Presidência em 2026 ou até mesmo o candidato do partido ao Planalto. O voo é estimulado por deputados emedebistas de diferentes Estados”. Dentro dos cenários traçados por Helder, avalia Cappelli, o mais tangível é que venha a ser vice de Lula ou do candidato do PT à Presidência, levando em conta que não será candidato sem aval do presidente, de quem é um dos mais fortes aliados.
TRANSGÊNERO
A juíza Ana Beatriz Gonçalves de Carvalho, que responde pela 2ª Vara Cível e Empresarial de Ananindeua, julgou procedente ação indenizatória por danos morais movida por uma mulher transgênero contra uma empresa de bronzeamento localizada em Ananindeua. Na decisão, a magistrada destacou que a autora não foi devidamente atendida por ser mulher trans e, por isso, a empresa foi condenada a pagar indenização no valor de
R$ 6 mil. A magistrada entendeu que a empresa violou o direito constitucional à igualdade e ao direito das pessoas LGBTQIA+.
MADEIRA
A Polícia Federal concluiu participação na operação Rieli, em conjunto com o Ibama, combatendo a extração ilegal de madeira na Terra Indígena Sarauá, em Ipixuna do Pará. Foi registrado também o recebimento ilegal de madeira por empresas do distrito Canãa, a 25 quilômetros da Terra Indígena. A PF deu apoio ao Ibama em seis autos de infração contra quatro empresas madeireiras, no valor de R$ 1.770.991, por uso de depósito ilegal de madeira nos pátios. Foi feita a apreensão de 1.941 metros cúbicos de toras e madeira serrada, suficiente para carregar 44 caminhões.
FÓRUM
Belém sedia, a partir de hoje, o 17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A abertura oficial será às 18h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com a presença do governador Helder Barbalho, além de ministros e secretários de Estado. Pela primeira vez, o encontro acontece na região Norte, dada a importância de discutir temas dedicados à Amazônia, em especial a relação entre Segurança e Meio Ambiente e deve reunir também profissionais desses segmentos, pesquisadores e representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.
LINHA DIRETA
Deve ser votada hoje na Alepa a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, último compromisso legislativo obrigatório antes do recesso parlamentar. Os trabalhos serão retomados na primeira semana de agosto.
No dia 25 de junho, próximo domingo, a Estação Cidadania de Tucuruí, que oferta diariamente uma série de serviços para a população do município e região, completa um ano de funcionamento. Desde então, já foram realizados mais de 40 mil atendimentos no local.
Na última quinta-feira, 15, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria, marcando um importante passo na luta pelos direitos da Mulher.
A Seap, em parceria com o Senar, concluiu o curso de Produção Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza para 20 custodiados do Centro de Recuperação de Mosqueiro.
Além de qualificar profissionalmente os internos, a formação permitirá que eles repassem esses conhecimentos às famílias, gerando renda, oportunidade e a ressocialização dos mesmos.
De 29 de junho a 2 de julho a prefeitura de Santa Izabel promove o 30º Festival da Farinha de Tapioca com shows, culinária tradicional, apresentações culturais e concurso da rainha do festival.
A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) publicou, na edição de ontem (19), do Diário Oficial do Estado (DOE), a abertura de licitação para construção e pavimentação de 137 quilômetros da PA-151, na região de Integração do Tocantins. Ao todo, estão disponíveis quatro editais para obra em quatro trechos da rodovia.