Belém recebe competição de games
Written by on 14 de agosto de 2023
Os esportes eletrônicos deixaram de ser apenas um hobby para se tornar uma profissão, com atletas renomados e reconhecidos nacionalmente. Em Belém, vários grupos de atletas amadores participaram ontem (13) das competições na terceira edição do evento “Studio Games Experience”, promovido no segundo piso do shopping Bosque Grão-Pará.
Quem passou pelo local acompanhou a competição da modalidade Free Fire. Ao todo, quatro equipes disputaram o título de campeão da modalidade, cuja premiação era o valor de R$ 2.500,00 para os primeiros colocados e R$ 500,00 para a equipe que ocupou a segunda colocação. Dentre as equipes estavam a “Beats Royal”, “Vikings Kmará”, “69 e-Sports” e “Los Primos”. Todas as partidas foram transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook do Dol, parceiro do evento.
Um dos organizados, Cássio Soares explicou que o evento iniciou no início deste mês e segue até o próximo mês com competições de jogos eletrônicos, concurso Juste Dance e apresentação de cosplays. O público que visitar o shopping ao longo das próximas semanas poderá conferir as atrações.
“A competição começou há uma semana atrás, onde foi feita a etapa classificatória, filtrando as equipes, até chegar a essas quatro que estão aqui. Agora eles vão se enfrentar nessas semifinais e na grande final, onde nós vamos conhecer os vencedores. Estamos com várias modalidades este ano. As modalidades de e-Sport são Counter Strike, Global Offense, Valorant e Free Fight, que está acontecendo agora”, informa.
COMUNIDADE
Nos últimos anos, este tipo de evento e competições de esportes eletrônicos têm crescido na capital paraense, conforme ressaltou Cássio. “Os esportes eletrônicos estão em amplo crescimento por todo o país e por todo o mundo. Aqui no Brasil, de 2021 para cá, tivemos um crescimento muito expressivo do cenário brasileiro, que é uma modalidade que incentiva, une as comunidades numa disputa saudável e divertida. Muitas pessoas hoje vivem desse mercado. São atletas profissionais, que têm a carreira em esportes eletrônicos, nas mais amplas modalidades. É mais um que vem a somar no crescimento da comunidade gamer”, destaca.
Representante da equipe 69 e-Sports, o auxiliar administrativo Caio Silva, 27 anos, participa de competições desde 2019, juntamente com uma equipe de atletas amadores dos esportes eletrônicos. “A gente está no cenário competitivo desde 2019, quando originou a iniciativa primeiramente de um time dentro do jogo. Depois a gente viu que existia um potencial para participar de competições oficiais e amadoras”, afirma.
“Desde 2021 trabalhamos somente com atletas paraenses jogando tanto nos campeonatos de Free Fire do cenário estadual quanto nacional. Esses eventos fortalecem não somente a questão do esporte como a questão da socialização de jovens. Tem jovens aqui que buscam um futuro como jogadores profissionais. E para o esporte, traz muita visibilidade, novos patrocinadores e empresas interessadas em fazer outros eventos como esse”, declara.