Belém ganha nova escola de tempo integral com mais de 500 vagas
Written by Redação on 7 de maio de 2025
O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan entregaram ontem a nova estrutura da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, no bairro de São Brás, em Belém. Totalmente reconstruída, a unidade agora oferece um espaço moderno, seguro e acolhedor para mais de 500 estudantes do ensino médio.
“Esta é uma escola que representa um novo ciclo para a educação pública do nosso Estado. Uma unidade de tempo integral com 30 salas de aula e 10 espaços dedicados ao Centro de Atendimento Especializado da educação especial. A escola estava em situação precária e o Estado tomou a decisão de investir. Hoje, temos uma estrutura completa, com professores qualificados e ambiente preparado para o ensino de excelência. Agora é tempo de motivar os estudantes e realizar um grande trabalho. A Augusto Meira se torna exemplo de educação pública no Pará”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Conteúdos relacionados:
- Escolas, viaduto, clínica e mais: as obras entregues em abril
- Pará ganha primeira escola bilíngue em parceria entre Estado e Prefeitura
COP
A nova escola também terá papel estratégico durante a COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, em novembro. A unidade está entre as 17 escolas estaduais que funcionarão como hospedagem temporária no padrão de hostel. “Essa será uma das escolas que receberá visitantes durante a COP 30, com toda a estrutura que hoje entregamos à educação pública paraense. Viva a Escola Augusto Meira, viva a comunidade escolar, viva a educação do Pará!”, completou o governador.
Investimento
Esta é a 168ª escola entregue pela atual gestão estadual, somando mais de R$ 10 milhões em investimentos. A nova Augusto Meira conta com 30 salas de aula, ambientes multidisciplinares para Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Artes, quadra poliesportiva, laboratórios de informática e ciências, piscina, biblioteca, teatro, refeitório, cozinha, banheiros, salas de descanso para alunos e professores, além de espaços de apoio psicossocial, como sala de fonoaudiologia, assistência social, psicologia e o Núcleo de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAHS).
A unidade também abriga o Núcleo Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (Netea), com ambientes adaptados como sala pedagógica/psicomotricidade, área de depósito e banheiros acessíveis, além do Núcleo de Arte (NUARt) e o Núcleo de Aliança Familiar (NAF), voltado ao fortalecimento da relação entre escola e famílias.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Ciseb
A Escola Augusto Meira também passa a abrigar a terceira unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), espaço voltado à formação continuada de professores e à prática de metodologias inovadoras voltadas para sustentabilidade, meio ambiente e clima.
As outras duas unidades do Ciseb funcionam na EEEM Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, e na Escola Estadual Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, em Icoaraci.
PARA ENTENDER
Ensino Integral em expansão no Pará
- O modelo de ensino integral, com jornada de 9 ou 7 horas diárias, garante aos estudantes três refeições por dia e suporte pedagógico completo para desenvolver autonomia, solidariedade e competência.
- Para 2025, a Seduc implementou mais 49 escolas no Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 unidades com esse modelo. O impacto é visível: em 2018, o Pará tinha cerca de 6 mil estudantes em tempo integral. Em 2025, são 48 mil matrículas, um salto de oito vezes na capacidade de atendimento.